Quantcast
Channel: Blog Alagoas Real NEWS | notícias online do Brasil e Mundo
Viewing all 15284 articles
Browse latest View live

Greve na Saúde:Equador tem cerca de 1.000 médicos estrangeiros e um plano para transferir pacientes

$
0
0

31 de janeiro de 2014

Equador anunciou hoje que tem cerca de 1.000 médicos estrangeiros e um plano para evacuar os pacientes para outros países, se existir uma demissão em massa no setor de saúde , em retaliação por uma nova lei criminal.



"Temos cerca de 1.000 médicos prontos para vir ao país com especialidades e não apenas de Cuba ", disse o presidente Rafael Correa em uma coletiva de imprensa.

Marcha dos médicos- Equador-Foto arquivo La Hora

O presidente enfrenta há várias semanas a ameaça de demissão em massa de médicos por uma nova definição de negligência , abrangendo todas as áreas , não só de saúde e foi incluída no código penal , ratificada na terça-feira pela maioria do Congresso governista .


Sindicatos do setor , que na segunda-feira realizaram uma marcha de protesto , em Quito,estão se opondo a um item específico que fixa de três a cinco anos de prisão por homicídio culposo derivado de " ações desnecessárias , perigosas e ilegítimas ", um texto que de acordo com eles é ambíguo e abre a porta para o julgamento dos cirurgiões.


O governo nega que a norma é dirigida aos especialistas e insiste que apenas serão processados aqueles que ​​simultaneamente cometam as três causas ( desnecessário, perigoso e ilegítimo ) . No entanto, os profissionais de saúde prometem uma nova manifestação na terça-feira e reiteram que haverá uma demissão em massa.

Dada a possibilidade de que isso possa causar uma crise de saúde , Correa disse que não exclui a possibilidade de declarar um estado de emergência, e preencher os quadros com médicos estrangeiros e organizar a transferência de pacientes para o exterior.

Podemos " ter aviões prontos para enviar os nossos cidadãos a serem curados em hospitais de países amigos ", disse o presidente.

Correa acrescentou que discutiu o assunto com vários líderes durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino- americanos e Caribenhos ( CELAC )realizada em Havana na terça-feira e quarta-feira , e reiterou que o Estado não vai recuar na criminalização de práticas profissionais irregulares .


Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original

Ecuador evacuará enfermos a otros países si médicos deciden renunciar en masa

Celac: A cúpula da Covardia

$
0
0


A Cúpula da CELAC realizada em Havana.




Em 55 anos de regime castrista foram realizadas inúmeras cúpulas e eventos em Cuba. Em nenhuma dessas cúpulas e em nenhum desses eventos não existiram realizações grandiosas para a história da humanidade, muito menos para o seu benefício . A única fatia sempre foi dos tiranos , Castro . Toda a glória tem ido para o regime de Fidel Castro . Ninguém se lembra de qualquer destes Presidentes oportunistas que foram para sentir o cheiro do fambeco(C...) dos castro , e você pode imaginar quantos passaram com nariz arrebitado completamente pronto para mergulhá-los nas respectivas cloacas . O mesmo se aplica à cúpula da celac ,assim com minúscula. Logo ninguém vai se lembrar dela, e nada que saia dali haverá de beneficiar os cubanos e nem os latino-americanos .


Pessoas podem reter , se houver, por algumas semanas , a foto de Ban Ki Moon ,mal vestido, cortando o cabelo em uma barbearia , digo, em uma cenário inventado por Eusebio Leal para a ocasião, que se vestem de cinza narco-coreano e aplaudem a cabeça sem pelos do cacarejando militante - o cara que deu 155 milhões aos ditadores : um pelado (nos dois sentidos ) , Ban Ki Moon 


Enquanto isso , como esperado reprimiram a oposição , a polícia não quer mesmo um dissidente nas ruas (neste ponto bocejo de aborrecimento ) . Nada que escrever . " O pouco espaço é a mesma coisa .o quartinho está igualzinho", como o famoso bolero de Panchito Riset que diz : Ninguém no mundo dá a mínima a dissidentes cubanos , e apenas dois ou três idiotas (entre eles aqui estou ) escrevem algo de valor a respeito. Eu , é claro, com um cansaço como se eu tivesse passado um rolo compressor sobre o corpo, mas resistindo, a caneta na mão , como se titulava aquela precária publicação dos anos 70 na Havana , onde os poetas acreditavam - imitando a Arthur Rimbaud - iríamos mudar o mundo com um comunismo a la cubana , poético e suave. Nada está mais longe da verdade do comunismo real.


O povo tampouco tem aprendido sobre a cúpula da CELAC , segundo me contam , e disse o jornalista independente Iván García . O povo anda desesperado buscando o que comer, com que se vestir, e tentam encontrar uma maneira de escapar da apatia generalizada.


Em qualquer caso, são as prostitutas e os pingueros que devem andar acreditando que se ponham as botas , porque todo mundo sabe que esses eventos invariavelmente produzem numerosos divórcios de funcionários estrangeiros que com o passar do tempo irão contrair doenças e núpcias com prostitutas (os) aprendendo a recitar o socialismo do homem em Cuba, a bagunça do fascista Che Guevara, enquanto abrem as coxas na penumbra em qualquer quarto de hotel ou bordel patriótico .

Enquanto ali ( na CELAC ) se condene ou se diga, até agora ninguém falou uma frase importante , uma idéia essencial , como eu já disse antes. Sim, a partir da primeira impressão , vendo Cristina K e a ex-guerrilleira Dilma Rousseff, sem joias para tirar foto com o Coma Andante e seu irmão , ninguém duvidaria de que este é um fenômeno da benção mafiosa do Capo ao devedor ou a endividada . Dois chefes de Estado mais P.. do que os próprias P..., tentando roubar a melhor parte do bolo no mais miserável ato de covardia ideologizante  .


Leio finalmente o que Ban Ki Moon acaba de pedir ( não exigir ) a Castro II para reorganizar o pacto de respeito aos direitos humanos; bah , outro dublê à frente da vitrine .


Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original

La cumbre de la cobardía

Viagem à Cuba: Parceria em Mais Médicos e medicamentos é reforçada

$
0
0


Em visita a Havana, onde participa da II Cúpula da Celac, ministro da Saúde assina acordo para desenvolvimento de produtos biológicos e se encontra com médicos cubanos que virão ao país 


O grupo de dois mil médicos cubanos que irá participar do terceiro ciclo do programa Mais Médicos reuniu-se nesta segunda-feira (27), em Havana, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e autoridades locais. Os profissionais começam a desembarcar ainda hoje no Brasil. Eles cursarão o Módulo de Acolhimento e Avaliação em três capitais – Fortaleza, Brasília e São Paulo - antes de se deslocarem para os municípios em que vão atuar pelo programa. Na oportunidade, o ministro Alexandre Padilha, que integra a delegação da presidenta Dilma Rousseff na II Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos Caribenhos (Celac), assinou termo de cooperação na área de tecnologia em saúde.

“A atuação dos médicos do programa Mais Médicos, sejam brasileiros que se formaram no Brasil ou sejam médicos que vieram de outros países para o meu país atender à população brasileira, não só vai ter impacto direto nos dados epidemiológicos e no atendimento à saúde, como vai ajudar a provocar uma profunda mudança no Sistema Único de Saúde. Vai ajudar a transformá-lo num sistema mais humano, que valorize a atenção básica e que mude uma certa mentalidade que ainda existe no Brasil de que saúde só pode ser feita se tiver uma máquina do lado”, disse o ministro durante a cerimônia.

Acompanham o ministro nas agendas em Cuba, os secretários de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Gadelha, e de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Andrade e o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

Durante o evento, foi assinada uma carta de intenções que estabelece parceria bilateral para o desenvolvimento de medicamentos inovadores. A cooperação permitirá que empresas brasileiras e cubanas desenvolvam conjuntamente processos para novos medicamentos contra o câncer e enfermidades autoimunes. A iniciativa permitirá a redução no custo desses medicamentos e produtos e o estímulo à inovação tecnológica no Brasil. 

“A grande expectativa que nós temos com o acordo para produção e desenvolvimento de medicamentos é que rapidamente possamos levar para o Brasil produtos modernos para o câncer, diabetes e vacinas, com preço mais acessível e permitindo que a população brasileira tenha acesso a esses medicamentos”, destacou o ministro. 

A assinatura do documento entre os ministérios da Saúde dos dois países e o Grupo das Indústrias Biotecnológica e Farmacêutica (BioCubaFarma) se dá no âmbito do Comitê Gestor Binacional (CGB), criado em 2011. Ele é responsável por coordenar, monitorar e priorizar os projetos de desenvolvimento conjunto, desde as etapas iniciais de pesquisa até a possibilidade de produção em ambos os países.

Também foi assinado um Termo de Compromisso para a criação de uma empresa mista entre a BioCubaFarma e a Odebrecht para constituição de planta produtiva de biofármacos na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM). Esse projeto, de empreendimento privado, vai utilizar capacidades tecnológicas tanto do Brasil quanto de Cuba, focando na produção de medicamentos para testes clínicos. A parte cubana contribuirá com produtos, conhecimento tecnológico, recursos humanos qualificados, experiência na condução de ensaios clínicos e certificação da instalação produtiva. Já a empresa brasileira contribuirá com o financiamento para o desenvolvimento da infraestrutura, com a construção da planta produtiva, e realizará os esforços para o acesso de produtos ao mercado brasileiro. A planta será utilizada para o fornecimento de produtos para uso em estudos clínicos no Brasil e em Cuba.

A Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM) permitirá que empresas estrangeiras e brasileiras tenham incentivos legais, tributários e fiscais para produzir inclusive medicamentos em território cubano. O objetivo é aumentar as exportações e promover a substituição de importações, facilitar a transferência de tecnologia e de conhecimento para o território cubano, além de gerar novos empregos e desenvolver a infraestrutura do país. As obras foram iniciadas em 2008 e estão sendo realizadas pela Odebrecht, contando com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A previsão é de que a construção seja finalizada em 2014.

PROJETOS EM ANDAMENTO - Durante a atividade, o ministro Alexandre Padilha destacou o aprofundamento da cooperação entre os dois países, nos últimos anos, com foco no desenvolvimento e utilização de medicamentos biológicos de alta tecnologia. Entre eles está a parceria que envolve 21 produtos e projetos de pesquisa e desenvolvimento em sete temas diferentes: terapia e controle de câncer; estratégias público-público e público-privadas; formação de recursos humanos em pesquisa clínica e avaliação de tecnologias; terapia celular; neurociência; nanobiotecnologia; e genética populacional. O investimento do Ministério da Saúde nesses projetos é de cerca de R$ 200 milhões.

Entre os produtos, está o anticorpo monoclonal Nimotuzumab, indicado para o tratamento de tumores cerebrais, vacinas para a prevenção de câncer de pulmão, e anticorpos para leucemia e câncer de mama, cujos estudos são realizados por pesquisadores brasileiros e cubanos. O desenvolvimento dos produtos e as transferências de tecnologias estão sendo conduzidas por instituições públicas e privadas brasileiras e por instituições cubanas. Com isto o Brasil em parceria com Cuba entra na fronteira tecnológica mundial, associando inovação e ampliação do acesso aos serviços de saúde.

Para fortalecer o complexo industrial da saúde no Brasil, o Ministério da Saúde está investindo R$ 1 bilhão, com a expectativa de dobrar o valor em cinco anos. Para isso, está desenvolvendo mais de 104 Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDPs). A cooperação com Cuba se insere no contexto da política da pasta para o desenvolvimento tecnológico e industrial do setor da saúde. 


BIOLÓGICOS – Atualmente estão em vigor 39 parcerias entre laboratórios públicos e privados articuladas pelo Ministério da Saúde para a produção de 26 medicamentos biológicos no país. O governo federal representa 60% das compras desse tipo de produto. Apesar de equivalerem a cerca de 5% dos medicamentos comprados pelo Ministério da Saúde, os biofármacos representam 43% dos gastos. Este percentual equivale a quase R$ 5 bilhões por ano, dentro dos R$ 11 bilhões gastos na compra de medicamentos. Com a produção de biossimilares nacionais, o Ministério da Saúde estima uma economia de R$ 1,5 bilhão por ano.

Considerando os biológicos e demais medicamentos e produtos de saúde, são, ao todo, 104 parcerias formalizadas, 72 parceiros envolvidos, sendo 19 laboratórios públicos e 60 privados, totalizando 97 produtos. A economia média estimada por ano com a produção nacional deles é de R$ 4,1 bilhões por ano. 


COOPERAÇÃO – A cooperação entre Brasil e Cuba na área de saúde contempla, além de projetos específicos em pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade de medicamentos, vigilância sanitária, saúde bucal e bancos de leite humano, ações para ampliar o acesso da população brasileira à Atenção Básica, através do intercâmbio de médicos por meio do Programa Mais Médicos, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).



Por Amanda Mendes e Wesley Kuhn, da Agência Saúde – ASCOM/MS
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580 e 3315-2755

A Aposta na Biocubafarma,por outro caminho

$
0
0
Elías Amor Bravo
Economista ULC

Não tenho a menor dúvida que no mundo em que vivemos, investir em biotecnologia, é o certo. Outra coisa é como o investimento é feito. Porque , em última análise , o que se trata é criar empregos, riqueza , lucros e crescimento econômico através do empreendedorismo , e não dedicar-se a "jogos florais " para satisfazer o interesse de um líder político com ares stalinistas desatualizados.

Esta afirmação vem sobre um recente artigo no Granma , de Iris de Armas, onde é discutido o grupo empresarial chamado BioCubaFarma , que é a proposta do regime pela alta tecnologia no campo da biotecnologia. Os números do grupo são excelentes : 881 produtos do quadro básico de medicamentos , dos quais 583 são de fabricação nacional e o resto importados ,e que são exportados para mais de 50 países e com mais de 21.000 trabalhadores que integram as 38 organizações que trabalham no grupo. Bem, talvez em outro momento terá que falar sobre o " embargo " . Agora não toca no assunto.

Nem mais nem menos do que a chamada " mesa redonda informativa ",colocou, as características deste grupo , de acordo com os números apresentados , parece que tem o status de " jóia da coroa" nem mais nem menos . Acho que sim, e para o bem dos cubanos , e uma adequada gestão dos escassos recursos econômicos que chegam a Ilha , acho que o modelo que as autoridades do regime estão apostando para esse grupo ,não é o acertado . E assim, eu apresento minhas razões .


Primeira: Não faz sentido que um grupo estratégico para o futuro do país adote o modelo de gestão de uma " empresa socialista " . Conhecido e reconhecido o fracasso do modelo vigente na ilha há mais de meio século , existem muitas técnicas de gestão empresarial para alcançar a máxima rentabilidade e um uso adequado dos recursos em um setor que é estratégico para o futuro de Cuba.


Que estas organizações tenham que responder obrigatoriamente as chamadas "Diretrizes " não é nem mais nem menos do que um erro com consequências graves. Se realmente o grupo quer se lançar internacionalmente , deveria considerar outros modelos organizacionais. Os direitos de propriedade que são gerados traz um grande processo e complexo de investigação que têm que estar protegidos e com as devidas garantias aos seus autores. É aí que reside o motor de avanço contínuo.


Segunda. Por trás deste grupo há um conjunto de atividades que , sob nenhuma circunstância, devem ser dirigidas a partir de uma mesma organização , com os mesmos critérios . É um grave erro concentrar neste grupo, como se fosse um holding de duvidosa inserção na economia Castrista, todas as atividades de investigação, pesquisa , desenvolvimento, produção e exportação. Isso é um erro . É como misturar água e óleo .

Cada uma dessas complexas atividades requer processos de gestão , cronogramas , recursos, meios de comunicação, outros funcionários , e além disso, também são regidas por diferentes critérios . Talvez, se ao invés de integrar todo o conjunto organizacional em um só se apostasse por pequenas empresas independentes, de propriedade privada , que facilitaria ainda mais a participação de sócios de tecnologia internacional, estaríamos diante de outro caso muito diferente. Não tenho dúvidas de que, eventualmente, isso vai ser um dos setores mais importantes da economia cubana para atrair o investimento estrangeiro. Isso não impede que os líderes políticos que querem se entreter utilizando a " marca como guarda-chuva "façam da forma como desejarem. Mas é importante que a gestão se encontre diferenciada para adaptar-se a natureza de cada tipo de negócio.

Em terceiro lugar . Não pode ficar obcecado com a competição política . No mundo dos negócios , tais considerações são relevantes , mas passam para um segundo plano. Que Cuba tenha incorporado à biotecnologia mais ou menos ao mesmo tempo que os EUA é uma boa notícia , mas a vista é que os resultados obtidos pela indústria dos dois países têm muito pouco a ver. Algo já foi feito e está sendo feito errado .

Talvez o nascimento de uma indústria a partir das decisões de um líder supremo ,neste caso, Fidel Castro , por muito estratégico que possa ser, não tem que influenciar a sua viabilidade futura. Os erros do início devem ser corrigidos . Portanto, quanto antes se ponha solução para o problema antes que ele chegue , melhor.


Em quarto lugar . Eu acredito que este grupo BioCubafarma não é dirigido como outros grupos empresariais Castrista, como o Alimport ou Gaviota , ligados a atividades de consumo ou de lazer, que não exigem o mesmo esforço de recursos como na pesquisa tecnológica , para começar. Requer , antes de tudo uma continuidade de investimentos na modernização, de qualidade para competir em nível internacional e de marketing , se realmente deseja exportar e ocupar posições nos mercados de outros países. E isso requer muito mais do que o trabalho ou esforço. Requer know-how empresarial , o que é possivelmente, o mais caro

Se quer que este grupo empresarial BioCubaFarma , contribua para a melhoria da saúde dos cubanos e ao mesmo tempo ", promova a transição para uma economia de alta tecnologia, com base no conhecimento " deve ser descartado o quanto antes de alguns legados do passado, que tem demonstrado o seu inadequado funcionamento. A aposta pela economia cubana do futuro não deve estar condicionada por decisões políticas , mas empresariais . Quanto mais cedo perceberem isso , melhor....


Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original

Críticas a Dilma por dar a Cuba milhões de dólares do povo brasileiro

$
0
0
Críticas a Dilma  por retirar investimentos que seriam aplicados no Brasil e dar a Cuba

Dilma Rousseff e Raúl Castro inauguram o megaporto de Mariel em 27 de janeiro de 2014




Políticos e a mídia brasileira se queixam que centenas de milhões de dólares foram transferidos para a ilha Cubana, operado em segredo, e não foram investidos em seu país. Novo crédito anunciado por Rousseff estava sendo negociado.


A presidenta do Brasil , Dilma Rousseff, na terça-feira se defendeu de comentários em torno dos grandes investimentos do governo na construção do porto de Mariel em Cuba ,que deveriam ter sido destinados para obras no Brasil.


A presidenta disse que , juntamente com o projeto de Mariel ,está se investindo no setor portuário brasileiro , e atribuiu a " falta de visão estratégica" as objeções aos empréstimos dados a Havana para o projeto da Zona de Desenvolvimento Especial de Mariel , que de acordo com ela teria sido considerada uma localização privilegiada para os negócios e a participação de empresas brasileiras como grandes fornecedoras de bens e serviços.

Por meio de seu Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social, BNDES , o governo brasileiro destinou 802 milhões de dólares para o megaporto em Cuba , mas a presidenta anunciou segunda-feira outros 290 milhões , principalmente para a construção de armazéns .



ANÚNCIO PREMATURO


A Folha de São Paulo , disse , citando o congressista democrata Luiz Henrique Mandetta , que esse novo crédito não havia recebido entrada legal entre os projetos do BNDES e ainda estava em fase de negociações a nível ministerial.

Em um comunicado segunda-feira, o Partido da Social Democracia Brasileira , PSDB , criticou o investimento do governo federal no porto de Mariel . "Os brasileiros estão indignados por mais uma viagem da presidente Dilma ao redor do mundo . Provoca indignação em Especial saber que o seu dinheiro foi usado para construir um porto moderno em Cuba " , diz o texto .

De acordo com o PSDB , " os recursos que vão para a ilha da ditadura Castrista, e também para a Venezuela chavista e outros países com notório alinhamento ideológico , são os mesmos que faltam para realizar um trabalho estrutural no Brasil, especialmente para a mobilidade urbana em nossas cidades . "

A declaração do agrupamento político observa a falta de transparência dessas operações " mantido em segredo por ordem do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel . Várias solicitações que buscam explicações sobre o assunto foram diligenciadas pelo PSDB no Senado, mas estão bloqueadas pela bancada do PT [ governista ] Por quê? " .

Ele acrescenta que " infelizmente , sob o governo do PT , o BNDES tornou-se uma caixa preta:Ninguém sabe quais os critérios e as condições dos financiamentos,nem os objetivos estratégicos dessas operações. O que sabemos é que , nos últimos anos, o banco tornou-se uma alavanca para a produção de " campeões nacionais " e que protagoniza uma " apropriação inaceitável do dinheiro dos contribuintes brasileiros. "



CONTAS ASSIMÉTRICAS -DEMONSTRAÇÕES IRREGULARES


Em uma análise do assunto,o orgão de estudo e formação política nacional do PSDB , o Instituto Teotônio Vilela diz que Dilma Rousseff tornou-se uma mãe, mas para os cubanos , e é cuidadosamente protegida pelo manto do sigilo .

Como exemplo da disparidade entre os investimentos portuários no Brasil e no projeto de Mariel , a análise cita duas publicações do gigante sul-americano.

Conforme relatado no início deste ano, na revista Veja , o valor transferido pelo BNDES para Cuba é o triplo do que o banco tem destinado a melhorias e ampliações no Porto de Suape , em Recife, capital de Pernambuco , desde a sua inauguração em 1983.

Enquanto isso , o jornal Correio Braziliense Cidade relatou esta semana em uma entrevista sobre o assunto que dos $ 218.000.000 milhões de dólares programados para investir nos portos brasileiros no ano passado, apenas 15.500 milhões ( 7%) foram implementados .



SEGREDOS BILIONÁRIOS


A Análise do Instituto Teotonio Vilela afirma que o BNDES financia projetos de infra-estrutura em quinze países, entre eles o Metrô de Caracas , graças a um empréstimo concedido ao governo de Hugo Chávez. No entanto, três contratos ,dois com Cuba e um com Angola - foram classificadas como segredo em Junho de 2012 , por decisão do ministro Pimentel .

O texto cita José Casado, colunista de O Globo, que informou em outubro passado que essas concessões a Angola e Cuba foram manejadas secretamente e envolvem " estimativas conservadoras " de 6.000 milhões de dólares.

Segundo Casado, todos os documentos em tais transações (registros , protocolos , relatórios, notas técnicas e correspondência ) classificam-se como " secretos" e não serão publicados até 2027 . O autor observou que essa falta de transparência em um país onde esta é exigida pela ordem jurídica , não tinha ocorrida no Brasil desde o regime militar


.Questionado sobre o assunto,o presidente do banco de desenvolvimento, Luciano Coutinho, disse que o BNDES não trata essas transações (de exportação) como confidenciais, exceto em casos como esses dois, o que faz com que seja segredo " na observância da lei do país de destino dos fundos " 

Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original

Critican a Dilma por dar a Cuba lo que quita a Brasil
Rolando Cartaya

Saúde em Maceió : Anestesiologistas param quinta-feira

$
0
0

A diretoria da Cooperativa dos Anestesiologistas de Alagoas confirmou na última sexta (31) a suspensão de todos os atendimentos eletivos pelo SUS, inclusive de Ginecologia e Obstetrícia, na próxima quinta-feira, dia seis de fevereiro. Os especialistas exigem que a Secretaria Municipal de Saúde honre o acordo sobre honorários feito com a Cooperativa em 2012. Na época, as negociações entre as partes foram mediadas pelo Tribunal de Justiça de Alagoas.

Desde agosto do ano passado, a SMS deixou de honrar o pagamento dos anestesiologistas. O acordo nunca foi homologado, até então, o pagamento estava sendo feito de acordo com o que havia sido negociado. Apesar da mobilização dos especialistas e das tentativas de diálogo com o gestor, nenhuma providência para regularizar a situação foi tomada. Isso levou á decisão de paralisação dos serviços no próximo dia seis, quando todas as cirurgias eletivas deverão ser suspensas por falta de anestesistas.

Caso até lá a SMS não chame a Coopanest para conversar sobre a retomada do acordo e o pagamento de todos os atrasados, a paralisação se estenderá por tempo indeterminado, já a partir da sexta-feira, dia sete de fevereiro. Nas últimas semanas, os especialistas têm discutido a validade de manter o acordo, ou devem exigir do SUS a CBHPM plena. O acordo que a categoria aceitou em 2012 não era o melhor, mas foi uma forma de garantir uma remuneração minimamente decente e manter os atendimentos, evitando maiores prejuízos à população.

Mesmo não estando 100% satisfeitos, os anestesiologistas vinham cumprindo sua parte no acordo até que a SMS, simplesmente, deixou de honrar seu compromisso. De agosto do ano passado para cá, a situação tornou-se insustentável. A paralisação de advertência da próxima quinta-feira é o aviso final para que a SMS regularize a situação, antes que o SUS em Maceió perca definitivamente todos os anestesistas. A mobilização em Maceió tem o apoio da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologistas (Febracan).

Coluna do SINMED-AL

Parabéns, Academia Alagoana de Medicina!

$
0
0
Lazareto do Francês

Uma solenidade realizada na última quarta-feira (29) marcou os 20 anos de fundação da Academia Alagoana de Medicina. Na solenidade, nomes ilustres da Medicina Alagoana foram lembrados e homenageados. A entidade, que tem como presidente de honra o Dr. Milton Hênio Netto de Gouveia, antecipou a comemoração, já que aniversariou de fato no dia 31/01. A festa reuniu, além dos notáveis da Academia, diversos convidados, como o presidente do Sinmed, Wellington Galvão, que ouviu do presidente da Academia, Dr. Ednaldo Holanda, elogios e palavras de apoio à atuação do Sindicato. 

“É sempre uma honra ser convidado da Academia Alagoana de Medicina, porque sempre recebemos um apoio muito importante dos acadêmicos nas nossas mobilizações. Eles são os notáveis da Medicina Alagoana, com serviços prestados ao longo de décadas, mas que não deixam de se preocupar e acompanhar o cotidiano dos médicos e da Medicina no nosso Estado e no Brasil”, afirma o presidente do Sinmed.

Wellington lembra a participação e o apoio da AAM na greve de 2007 e também na do ano passado, quando a Academia criou uma comissão para mediar a negociação entre o Sinmed e o governo. Em 2007, a Academia distinguiu o presidente do Sinmed com um diploma de Honra ao Mérito, por causa da atuação do Sindicato em defesa da categoria.

Sempre participativos, os notáveis da Academia Alagoana de Medicina também foram às ruas em 2013 para protestar contra o programa federal Mais Médicos e em defesa do Revalida, para validação dos diplomas médicos estrangeiros. A Academia honra, reconhece e homenageia, eternizando grandes nomes da Medicina Alagoana, como Dr. Ib Gatto, Dr. Rodrigo Ramalho, entre tantos outros. Por tudo isso, merece os aplausos da categoria. Parabéns, AAM!

SINMED-AL


Poderá gostar:


13 nov. 2010 ... O Lazareto do Francês e o Quartel de Abrantes. Capa do terceiro boletim do Núcleo Alagoano da História da Medicina. Agatângelo ...
alagoasreal.blogspot.com/.../o-lazareto-do-frances-e-o-quartel-de.html
15 nov. 2010 ... Polinésia Francesa confirmou um surto de febre do vírus Zika. Serviços de ... O Lazareto do Francês eo Quartel de Abrantes. Dia de caos nas ...
alagoasreal.blogspot.com/2010/11/morte-de-um-museu.html
24 nov. 2012 ... Lazareto do Francês. Prezados colegas e amigos,. Teremos a oportunidade de realizar o XIX Congresso Brasileiro de História da Medicina, ...
alagoasreal.blogspot.com/.../xix-congresso-brasileiro-de-historia-da.html

Alagoas:Pilar anuncia pagamentos de atrasados

$
0
0

Em reunião com representantes do Sinmed, gestores de Pilar garantiram o pagamento, parcelado, dos salários atrasados. A promessa é de que os pagamentos serão feitos no dia 10 de cada mês. O gestor garantiu que o salário de janeiro sairá no dia 10 de fevereiro junto com um dos meses em atraso. O Sinmed aproveitou a audiência para voltar a reivindicar o reajuste salarial, já que a gratificação repassada pelo Ministério da Saúde é maior que o salário e também está sendo paga com atraso. 

Além disso, o Sindicato também cobrou do gestor o pagamento das parcelas de empréstimos consignados em folha, que são descontadas dos salários, mas não estão sendo repassadas às instituições bancárias. Isso é grave, por caracterizar apropriação indébita e também por estar levando os banco a cadastrarem os médicos na Serasa e SPC, acarretando uma série de problemas.

Ainda no encontro, o gestou pediu que o Sinmed encaminhe um modelo de PCCS para os médicos, com a promessa de promover sua implantação. O Sindicato vai entregar o modelo, mas espera, inicialmente, que a prefeitura honre os pagamentos dos atrasados e atenda às outras reivindicações apresentadas durante a reunião.

Sinmed de Alagoas firma parceria com construtora

$
0
0

Uma parceria entre o Sinmed e a Cony Engenharia vai garantir um desconto de 5% do preço de tabela na compra de apartamentos para os médicos sindicalizados. Inicialmente, a parceria envolve empreendimentos recém lançados pela construtora, mas futuramente será estendida a outros empreendimentos.

Em breve, a Coluna do Sinmed divulgará detalhes dessa parceria. Aguardem!

Mais Médicos : SIMERS denuncia exercício ilegal da profissão

$
0
0

Gravataí: SIMERS denuncia exercício ilegal da profissão
31 de janeiro de 2014

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) notificou o Prefeito e o Secretário Municipal da Saúde de Gravataí a prestar esclarecimentos sobre a autorização ilegal que permitiu a atuação de profissional estrangeira vinculada ao programa Mais Médicos. A intercambista fez plantão clínico diurno de 12 horas, no dia 5 de janeiro, no Serviço de Urgência e Emergência 24 horas (SUE).

A profissional não possui registro regular, o que lhe habilitaria ao exercício da medicina no Brasil. Dessa forma, configura-se caso de exercício ilegal da profissão. O SIMERS encaminhou a demanda ao Conselho Regional de Medicina (CREMERS) para análise da conduta da diretoria técnica do SUE e exigiu providências para coibir a reincidência da prática.

O SIMERS também denunciou o caso ao Ministério da Saúde, ao Ministério Público Federal, à Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, à Promotoria de Justiça Cível de Gravataí e à Polícia Federal. No caso da PF, para que seja avaliada a situação da médica intercambista, que exerceu atividade diversa da permitida no seu visto de entrada e permanência no país.

http://www.simers.org.br/gravatai-simers-denuncia-exercicio-ilegal-da-profissao-noticias-4298.html

As torturas de Castro - Documentário completo

$
0
0


"As torturas de Castro" é um documentário com testemunhos de violações dos direitos humanos cometidas pelo governo de Fidel Castro desde 1959. 


Este é um documentário da Cayman Productions e do Instituto da Memória Histórica Cubana dirigido por Luis Guardia , produzido por Pedro Corzo e coordenado por Francisco Lorenzo. 


O documentário era hospedado pelo site da Fundação Nacional Cubano-Americana (FNCA), . Os interessados ​​podem vê-lo através da internet. Para visualizar este documento, por favor, clique em: http://youtu.be/Z67falAUCDw

Presidente do Chile foi o único que rompeu o silêncio em Cuba

$
0
0
Piñera e Soler



O presidente do Chile, Sebastián Piñera, realizou uma reunião na quarta-feira 29 de janeiro, em Havana,com a líder do movimento Damas de Branco , Berta Soler, que não participou da Cúpula da Comunidade da América Latina e do Caribe (CELAC II). 

A reunião durou mais de meia hora, e entre os temas Soler falou sobre os direitos humanos na ilha e a repressão com prisão temporária antes da chegada dos presidentes .




Sobre Piñera

Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique (Santiago, 1 de dezembro de 1949) é um economista, empresário e político chileno. Foi membro do partido de centro-direita Renovación Nacional pelo qual foi eleito presidente do Chile. Assumiu o cargo em 11 de março de 2010, sucedendo Michelle Bachelet. Pelo mesmo partido, foi senador entre 1990 e 1998, e candidato à Presidência da República nas eleições de 2005, quando foi derrotado no segundo turno pela socialista Bachelet. Em 2010 venceu as eleições presidenciais chilenas, derrotando o ex-presidente Eduardo Frei no segundo turno, em 17 de janeiro de 2010, quando obteve 51,8% dos votos contra 48,1% obtidos por Frei.1 Piñera graduou-se em economia em 1971, pela Universidade Católica do Chile. Seguiu carreira como professor de economia política até 1988. Em 1989, chefiou a campanha presidencial de Hernán Büchi, ex-ministro das finanças de Pinochet. Em 1990, Sebastián Piñera foi eleito senador, atuando na área de finanças do Senado até 1998. É dono do Chilevisión, canal de televisão transmitido nacionalmente, e possui 26% do Grupo Lan Airlines, que, dentre outras participações, é um grande acionista da ABSA, empresa de logística aérea brasileira, sediada em Campinas, estado de São Paulo. Além disso, Piñera detém 13,77% da sociedade Blanco Y Negro, que é a controladora do Colo-Colo, um dos principais times de futebol chileno.2 (Wikipédia)

Universidade de Santiago de Cuba expulsa outro estudante de Medicina

$
0
0
"O estudante falou intencionalmente e publicamente contra os princípios revolucionários" assim justificou o centro de estudo universitário de cuba a expulsão de Reinaldo Agustin  Ferrer Santos.


2 de fevereiro de 2014

O Governo de Cuba impede uma pessoa que não simpatize com a sua ideologia comunista ( Castrista) , de estudar em uma universidade. Um dos casos mais recentes é o de Reinaldo Agustin Ferrer Santos, um jovem que foi expulso no ano passado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Cuba, " por pertencer à União Patriótica de Cuba ( UNPACU ) e pelo forte ativismo que desenvolvemos com os direitos humanos e a liberdade de nosso povo ", disse ele a Martinoticias.com .


Ferrer Santos recordou o dia de sua expulsão. "Eu fui expulso da escola (no primeiro ano de Medicina) , porque durante um turno da aula de filosofia eu entrei em discussão com a professora, porque ela queria que eu falasse a minha opinião . Disse-lhe que não queria , porque a meu pensamento nunca era respeitado na sala de aula , por meu ponto de vista divergente ( ... ) a professora me disse que sim , que eu tinha que participar. Então participei e disse que em Cuba os direitos humanos não são respeitados " .


A professora ordenou que deixasse a sala de aula, porém recusei. Em seguida, a mulher ligou para outros professores do sexo masculino para me tirar pela força ", e começaram a lutar comigo (...) eu disse a ela que eu não tinha que deixar a sala de aula, porque tinha tanto direito quanto o resto dos meus colegas que estavam lá para participar da aula, e se ela me pediu para dar a minha opinião, o que teria de fazer era escutá-la e respeitar meu critério ". Finalmente, depois de uma outra luta, Ferrer Santos nos disse que ele decidiu deixar a sala de aula por sua vontade.


As autoridades universitárias verbalmente notificaram sua expulsão, mas somente na terça-feira 28 janeiro de 2014, que lhe foi dado pelo Secretariado Provincial, um documento assinado por Alberto García Vidal, decano da Faculdade de Medicina II de Santiago de Cuba , que assinalava que sua baixa tinha sido aprovada porque "o aluno falou intencionalmente e publicamente contra os princípios revolucionários, conduta incompatível com os princípios éticos e morais da nossa sociedade."


José Daniel Ferrer García, secretário-executivo da UNPACU disse a Martinoticias.com que "isso vem se repetindo,e não é o primeiro caso, temos o caso de Henry Constantin,. Recentemente o de San Miguel Morejón expulso da Faculdade II de Ciências Médicas, aqui em Santiago de Cuba, e este caso de Reinaldo Ferrer Santos". 


Ele acrescentou que "isso acontece porque o regime, de fato, por sua natureza, sempre usou os estudos e o trabalho como mecanismo de controle ,para que a pessoa seja facilmente submetida;se você não está com o regime não trabalha,se você não está com o regime não pode fazer um curso universitário. "


Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original
Universidad de Santiago de Cuba expulsa a otro estudiante por opositor



Leia também:

24 nov. 2013 ... Código de Ética Médica Cubano aprovado pelo PCC. Ética Médica. Na prática médica, existem requisitos para exercer tal profissão com ...
alagoasreal.blogspot.com/.../codigo-de-etica-medica-cubano-aprovado.html

Mujica viu Fidel ancião e deteriorado

$
0
0
Mujica e Fidel


O Presidente do Uruguai , o ex-guerrilheiro José Mujica , viu o líder cubano Fidel Castro "ancião " e " deteriorado " do ponto de vista físico, mas "preocupado com o destino da humanidade " durante a recente reunião realizada em Havana.
" O velho Fidel , deteriorado na saúde, está em linha, é uma continuação de uma figura lendária. Para mim, é uma fonte de aprendizado e uma honra falar com ele ", disse Mujica , de 78 anos, em uma entrevista em desde Cuba concedida ao Canal 10 de televisão uruguaia e transmitida nesta sexta-feira .

"Mais do que nunca, Fidel tem preocupações sobre o destino da humanidade ", acrescentou .
A reunião entre Castro e Mujica foi na quarta-feira, durante a Segunda Cúpula da Comunidade da América Latina e do Caribe ( CELAC ) em Havana.

Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original
Mujica vio a Fidel anciano y deteriorado

Mais Médicos no Brasil, Menos Médicos em Cuba

$
0
0
Consultório Médico de Alamar abandonado por falta de médicos


Ninguém  imagina o tamanho da fraude dos irmãos Castro em relação ao sistema de saúde cubano.

 Além disso, Em Cuba os médicos ganham o equivalente a  vinte dólares por mês, as greves são proibidas e o médico que alertar sobre as epidemias que o Governo pretende ocultar, é levado para a prisão.

Cubanadas:A Revolução da medicina no Brasil

Teatro de desavergonhados, Por Helder Caldeira

$
0
0
"O povo brasileiro alcançou um grau de mediocridade inimaginável".
 Helder Caldeira
“O idiota raivoso fala sempre com força de bando e, na democracia de massa em que vivemos, ele sim tem o poder absoluto de destruir todos os que não se submetem a sua regra de estupidez bem adaptada”, escreveu com brilhantismo Luiz Felipe Pondé.




O povo brasileiro alcançou um grau de mediocridade inimaginável. Ganhou incrível força a figura do “imbecil útil”. É ignorante, mesquinho, fanático por mentiras calorosas, preguiçoso, viciado em esmolas fáceis e famélico por excrescências, mas sempre está à disposição para rir da desgraça que o cerca e defender a distopia da trupe insolente que governa o Brasil. Um grosso caldo medíocre, em suma. Não há outra definição.

“O idiota raivoso fala sempre com força de bando e, na democracia de massa em que vivemos, ele sim tem o poder absoluto de destruir todos os que não se submetem a sua regra de estupidez bem adaptada”, escreveu com brilhantismo Luiz Felipe Pondé em sua obra “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”(Editora Leya, 2012, pág. 54), ao buscar um diálogo entre o pensamento do francês Alexis de Tocqueville, do britânico Michael Oakeshott e do brasileiríssimo Nelson Rodrigues, capaz de chancelar sua competente e corajosa assertiva: “a mediocridade anda em bando e a democracia ama os medíocres”.

É sob esse manto de mau-caratismo que estamos subsistindo. Convenhamos: que nação, com algum vestígio de dignidade e vergonha na cara, aceitaria tão candidamente que sua presidente da República, a despeito do caos e do descaso com a infraestrutura miserável do país, fosse inaugurar sua primeira grande obra em Cuba? Não bastasse o descalabro de financiar o monumental porto cubano com quase R$ 2 bilhões dos cofres públicos brasileiros e dos R$ 40 milhões anuais pela participação — em regime quase escravagista — no programa “Mais Médicos”, “Sua Alteza” ainda teve a cara de pau de prometer mais R$ 700 milhões para a ditadura comunista dos irmãos Castro.

Um dia antes, a presidente do Brasil ficou furiosa porque alguns “ridículos”, que ainda tem a ousadia de pensar neste país de debiloides, utilizaram as redes sociais para questioná-la sobre os R$ 26 mil pagos — com recursos da União, fique claro! — por um pernoite na suíte presidencial de um hotel em Lisboa e as demais quatro dezenas de quartos ocupados por sua monstruosa comitiva oficial, cujo transporte exigiu dois aviões da Força Aérea Brasileira. Não fosse pela“imprensa que avacalha” — na acepção de um certo “ex” —, a folia portuguesa dos “bem-aventurados” jamais chegaria ao conhecimento do (ir)respeitável público.

Diante da explosão desses dois casos escabrosos revelados num curto espaço de 48 horas e da cereja do bolo de tolos que foi a divulgação das fotos tétricas da presidente e sua turma em animada bacalhoada num elegante restaurante de Portugal e carregando sacolas de vinhos à saída, entraram em ação os “imbecis úteis”. A militância, “com força de bando”, tratou de caçar os subversores ainda pensantes e, para além de golpes abaixo da cintura — modus operandi de quem não tem capacidade intelectual e moral para juntar “lé-com-cré” na argumentação de um debate —, assumir seu protagonismo no teatro dos desavergonhados.

“A ‘presidenta’ não precisa dar satisfações de onde come ou dorme”, foi a genial frase escolhida pelos “úteis”, enquanto recolhiam sua contribuição à“vaquinha” pra pagar multas milionárias impostas pela justiça aos“companheiros” condenados por institucionalizar o roubo aos cofres públicos em nome da tal “causa” e por comprarem a fidelidade de parlamentares. Um verdadeiro bacanal que, diuturnamente, enxovalha princípios democráticos basilares.

Eu estava sofrendo um ataque feroz da militância, quando um caríssimo leitor tratou de resumir a ópera dos malandros: “Não adianta discutir com essa gente, porque é o mesmo que tentar jogar xadrez com um pombo. Ele derruba as peças, defeca no tabuleiro e ainda sai com o peito estufado”. É fato. Não dá pra falar em democracia com quem olha para o Estado e só enxerga tetas. Não dá pra ser gentil e educado com essa maioria ululante que assumiu adoração à mediocridade e total subserviência à “regra de estupidez bem adaptada”, no apogeu do espetáculo de nossa miséria metida à besta.

HELDER CALDEIRA*
Escritor e Jornalista Político
www.heldercaldeira.com.br – helder@heldercaldeira.com.br

*Autor dos livros “ÁGUAS TURVAS” e “A 1ª PRESIDENTA”.

Cubano pode ser punido por não cumprir determinações do programa mais médicos (Lei 12.871/2013)

$
0
0
Legislação do Mais Médicos


Os profissionais estrangeiros do Mais Médicos têm registro provisório concedido pelo Ministério da Saúde, para atuar apenas na rede de atenção básica do SUS. Os limites da atuação dos profissionais estão definidos na Lei 12.871/2013, que instituiu o Mais Médicos. 


O Sindicato Médico do RS (SIMERS) notificou a prefeitura de Candiota a prestar esclarecimentos sobre a autorização ilegal que permitiu a atuação do profissional estrangeiro vinculado ao programa Mais Médico no plantão clínico do turno da manhã do Hospital Beneficente da cidade, no dia 2 de janeiro deste ano. Leia mais

A imoral saúde pública Cubana - por Dr.Oscar Elías Biscet

$
0
0

Dr. Oscar Elías Biscet

O regime socialista de Castro é um desastre irreversível na história do país . O socialismo também tem sido um fracasso , não só na Europa Oriental e na União Soviética , mas também nas democracias liberais com as administrações socialistas como Espanha de Zapatero, Grécia de Papandreu e Portugal de Sócrates. Este mesmo processo de deterioração tem ocorrido nos países nórdicos e na América do Norte.

Os Castro culpam seu desastre administrativo ao embargo financeiro , econômico e comercial que os EUA colocou em prática depois que o regime confiscou sem compensação as propriedades norte americanas na ilha .Culpam ainda o embargo de ser o principal obstáculo para a promoção da democracia e liberdade em Cuba. Muito convenientemente , eles esquecem que seu fracasso foi devido a falta de produtividade , falta de incentivo e pela corrupção generalizada.

No entanto, mesmo em tempos de grande ajuda soviética para seu satélite no Caribe já se observava a ponta do iceberg do colapso socialista . Enquanto isso , a gigante porção submergida era ocultada pela manipulação das estatísticas oficiais. O mais deplorável era o que estava sendo feito por membros do Partido Comunista no campo da saúde pública.


A partir dos anos 80 e 90 ocorriam acontecimentos incomuns em estabelecimentos de saúde cubano. Entre eles, realizar uma cirurgia e remover o rim saudável , deixar por meses uma tesoura dentro do abdômen de um paciente depois de ser operado e suturado , intervenções cirúrgicas por um falso médico em mais de 45 pacientes durante cinco anos sem ser descoberto pelas autoridades , e a presença de dezessete ratos no teto da sala onde as crianças recém-nascidas eram admitidas.

Todos estes atos hediondos da prática médica socialista foram ocultados pelo controle total dos meios de comunicação e das estatísticas de saúde pelo regime stalinista de Cuba. No entanto , a morte por hipotermia e fome de 26 doentes mentais durante uma manhã no início de Janeiro de 2010, no Hospital Psiquiátrico de Havana (antigo Mazorra ) expôs a falha e a farsa do sistema socialista Cubano.



Print Screen do site Oficial do Partido Comunista Cubano (GRANMA)em 2010,informando sobre as mortes em Mazorra. A página foi retirada do ar,. É muito comum as notícias desaparecerem em sites cubanos,conforme a orientação dos agentes de segurança do estado G2. Em breve mostrarei postagens recentes que foram também retiradas de outros sites em Cuba.



Em um nível pessoal , eu visitei há alguns dias, um parente que estava internado no Hospital Miguel Enriquez , ex- Benéfica(Caridade) , no bairro de Luyanó em Havana . Pude comprovar e ver em primeira mão que a indiferença e a imoralidade são partes inerente ao nosso sistema de saúde deplorável. Neste hospital são admitidos homens e mulheres no mesmo quarto , sem o menor respeito ao pudor dos pacientes e em flagrante violação das regras de ética médica.

Foi precisamente a corrupção, a indiferença, a falta de recursos econômicos e a imoralidade do regime castrista os fatores que destruíram a nação cubana . Os nossos infortúnios não foram ocasionadas pela ação de inimigos externos, mas pela ganância, indiferença e opressão de alguns cubanos que tomaram conta da nação em detrimento da grande maioria do nosso povo.

De minha parte , sou otimista , porque eu tenho fé absoluta que o Deus Bíblico será o catalisador que levantará homens e mulheres de profundo amor pátrio e humano para conquistar a democracia e a liberdade em nossa querida e infeliz Cuba .

Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original

LA INMORAL SALUD PUBLICA CUBANA


Dr. Oscar Elías Biscet
Presidente de la Fundación Lawton de Derechos Humanos
Medalla Presidencial de la Libertad


Leia também:






Cuba : Um falso primeiro lugar

$
0
0
Sem a existência de fontes independentes, como as agências internacionais podem certificar as "conquistas" de Cuba na saúde e nutrição ?

Os resultados práticos dos últimos anos são visíveis : habitual desequilíbrio dietético , péssimas condições de higiene e epidemiológicas , deplorável sistema de atenção hospitalar 

 O regime Castrista encontrou em 1959, níveis de saúde e qualidade de vida nada insignificantes para a época (em alguns casos comparáveis ​​ou mesmo superiores a Países europeus ),



Os altos níveis de ameaça e ocorrência de aborto espontâneo, baixo peso ao nascer, diminuição da altura e do peso médio: há ou não problemas de nutrição?




Foi noticiado na mídia nacional que o último relatório anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que Cuba é o país latino-americano com a maior expectativa de vida (média de78 anos), e de acordo com a opinião do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é a única nação no subcontinente que não registra a desnutrição infantil . 

Embora as autoridades cubanas propaguem estes dados como uma conquista inquestionável, vale a pena analisar a fundo. Começando no que diz respeito à média de vida ,segundo a estatística - Cuba está relativamente perto da nação que ocupa o primeiro lugar: Japão (82 anos). Esta informação desencadeou a selvageria da tradicional autocomplacência propagandística que caracteriza o governo cubano, mas chama a atenção que há outros países que lhe seguem na lista, por exemplo, Chile e Costa Rica, ambos com expectativa de vida de 77 anos, e incluso um terceiro grupo, composto por Argentina, Uruguai e Venezuela, onde atingem uma média de 75 anos de vida. 

Havana, que por muitos anos assumiu a responsabilidade exclusiva pela prestação de segurança social e de saúde, o que implica um compromisso extremo nessas áreas-Podemos também comparar com a Cuba pré-revolucionária, que ocupou  um dos primeiros lugares do continente nestas linhas, apesar das deficiências e lacunas da época. 

Estas estatísticas são , por demais , não confiáveis,porque é o governo que mantém o controle total sobre o sistema , não existem fontes independentes de cobertura social em Cuba, tampouco há fontes ou observadores alternativos para assegurar a veracidade das taxas relatadas . 

Mesmo tomando como verdade a taxa acima da média de vida, basta apenas cavar um pouco e o saldo não será tão favorável às autoridades cubanas. 


Vantagem Pírrica


Chama a atenção que Cuba tenha vantagem por tão pouca margem para as nações com uma cobertura de saúde diversificada e com segmentos da população que por razões econômicas, sociais e culturais não têm acesso completo e regular a um sistema de saúde completamente controlado e dirigido pelo estado .

Tudo isso, apesar do regime Castrista , ter encontrado em 1959, níveis de saúde e qualidade de vida nada insignificantes para o tempo (em alguns casos comparáveis ​​ou mesmo superiores a Países europeus ), e depois nacionalizou o sistema de saúde em 100% e introduziu um sistema de atendimento e monitoramento territorializado e rigoroso que controla a saúde diária de cada cidadão.

De qualquer maneira , os cidadãos que hoje são contados nas estatísticas por sua persistente idade,são pessoas idosas que nasceram , foram formadas e chegaram a maturidade física bem antes de Castro alcançar o poder que já dura quase meio século .

Os resultados práticos dos últimos anos são visíveis : habitual desequilíbrio dietético , péssimas condições de higiene e epidemiológicas , deplorável sistema de atenção hospitalar - não por escolha mas existe o apartheid médico em favor dos estrangeiros e da nomenclatura(Burguesia Castrista), e altas cotas de estresse na vida quotidiana de todos os cidadãos .

Como explicar, por exemplo na Venezuela , um país que tem requerido nos últimos anos a invasão de milhares de médicos, técnicos e conselheiros de saúde de Cuba e tem grandes bolsões de marginalização , comunidades indígenas e assentamentos remotos - exiba uma expectativa média de vida da sua população quase semelhante a Ilha Cubana?

Ao analisar essa " nova conquista " com perspectiva histórica, pode-se concluir que após várias décadas de choques sociais, políticos e humanos ,o povo cubano pagou e está pagando um preço muito alto para obter tão pouca vantagem em relação aos outros países da região que não foram submetidos ao rosário de sofrimentos, repressão e desencontros que penetraram tão profundamente no corpo e no espírito da nação cubana .



Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original

Un falso primer lugar
Leonardo Calvo Cárdenas, Ciudad de La Habana 

Bexsero, uma inovadora vacina contra a meningite B

$
0
0
Neisseria

Trata-se da primeira vacina no mundo contra meningite B a ser produzida a partir de uma tecnologia pioneira na qual o remédio é fabricado com base em informação genética.

As proteínas são produzidas em células da Escherichia coli por meio de tecnologias genéticas. A Bexsero está composta por quatro antígenos, três dos quais serão produzidos na fábrica que a Novartis construirá em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.


Financiamento pelo BNDES



"A tecnologia para os processos produtivos dos antígenos fabricados no Brasil será transferida por uma unidade da Novartis na Áustria. O projeto contribuirá para a inserção do Brasil na rota tecnológica da biotecnologia", completou o BNDES.


A doença – meningite

Poucas doenças têm a capacidade de causar tanta preocupação e alarme como a doença meningocócica, devido ao acometimento de pessoas previamente saudáveis, à evolução potencialmente rápida e fulminante – especialmente quando ocorre com disseminação da bactéria na corrente sanguínea (meningococcemia), e à capacidade de gerar surtos.

A meningite é uma inflamação na membrana que recobre o sistema nervoso e atinge principalmente crianças e adolescentes. A doença causa seqüelas como surdez, cicatrizes permanentes, amputações e lesões cerebrais com letalidade superior a 30% em crianças menores de 5 anos. A doença pode ser causada por diferentes agentes: bactéria, vírus e fungos. A bacteriana é a mais grave. A transmissão ocorre pela tosse, espirro ou por meio de gotículas eliminadas pelo trato respiratório.

A meningite provoca preocupação e alarme principalmente por sua capacidade de evoluir rapidamente quando ocorre com disseminação da bactéria na corrente sanguínea (meningococcemia) e por sua capacidade de gerar surtos.


Mais sobre meningites aqui
Fontes:
http://funed.mg.gov.br/noticias/vacina-contra-meningite/
http://noticias.r7.com/saude/bndes-financiara-producao-de-vacina-inovadora-contra-meningite-b-04122013
ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/RESP/MENI_SOBRE.pdf


Viewing all 15284 articles
Browse latest View live