Quantcast
Channel: Blog Alagoas Real NEWS | notícias online do Brasil e Mundo
Viewing all 15259 articles
Browse latest View live

Medicina em Cuba : Governo distribuiu títulos para a Operação Milagre na América Latina

$
0
0
O Governo de Cuba " formou " muitos oftalmologistas sem uma preparação adequada , para uso na " operação milagre " na América Latina, e após voltarem seus principais chefes médicos não sabem o que fazer com eles por causa da comprovada incapacidade como profissionais de saúde.


Um médico ressalta em seu testemunho fazendo um gesto de quem pega na mão do outro para que esse não toque em nada : "Não deixam eles trabalharem , são um perigo real para os pacientes e a si mesmos, não são oftalmologistas por sua incompetência , mas sim " legalmente " devido ao título recebido do governo,porém seus diretores e chefes não permitem que tenham pacientes e não fazem nada nos hospitais -a oftalmologia é uma especialidade muito delicada para improvisar oftalmologistas e o Ministério da Saúde Pública não sabe o que fazer com eles. "


18 out. 2013 ... Durante os preparativos para a festa de fim de ano, os colaboradores cubanos da saúde abriram uma cova para assar o porco no pátio da ...



A grande crise dos serviços de saúde em Cuba está intimamente relacionado com a política do estado de enviar médicos para trabalhar em outros países e deixando sem equipe médica nos hospitais e consultórios em Cuba .

O governo cubano usa essa estrutura para apoiar políticos de esquerda dos países que foram beneficiados com as missões médicas e cobra para si os salários que deveriam perceber esses médicos por seu trabalho - uma autêntica exploração moderna de trabalho escravo.

Agora " se foi a toque de caixa "que na carreira Cuba formou especialistas - e não especialistas de carreira - ocorre o paradoxo de que faltam oftalmologistas para atender ao povo, e sobram muitos oftalmologistas de mentirinhas . O mais perigoso é que o Estado para resolver o problema criado por ele mesmo, é que envie para o estrangeiro os bons especialistas.
Traduzido pelo Blog Alagoas Real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar fonte
Do original:
Por Jaime Leygonier/ Colabora con Hablemos Press.




Venezuela:O drama dos Cubanos que desertaram da Misión Barrio Adentro

$
0
0


Centenas de profissionais cubanos que desertaram da " Misión Barrio Adentro " estão presos em um limbo legal na Venezuela ,logo após as autoridades dos Estados Unidos terem negado a oportunidade de emigrar.

Os médicos cubanos Ismeldo Cubas (dir.), Salvador Amador (centro) e Azalea Blanco, examinam  um soldado venezuelano, nesta foto de 2005. Os médicos eram parte da “Misión Barrio Adentro”.
FERNANDO LLANO / AP




21 de dezembro de 2014

Os Afetados, muitos deles médicos, residem ilegalmente na Venezuela e estão  impedidos de trabalhar ou viajar -vivem sob constante medo da abordagem por oficiais do regime de Nicolas Maduro , o que levaria a sua prisão e transferência para Cuba .

"Estou desesperado. Eu não tenho emprego , não tenho nenhum lugar para viver e nem quem me ajude ", disse Lázaro Gabella Caracs , um enfermeiro cubano que desertou de Barrio Adentro em 2007, e  desde então se encontra na Venezuela.


"Eu não quero morar aqui. Eu tenho que estar de um lado para o outro, e ter muito cuidado para não ser abordado pela polícia " , disse Gabella , que não pode trabalhar legalmente na Venezuela e só ocasionalmente limpa casas por dinheiro para ter o que comer.


Como Gabella , existem centenas de desertores cubanos cujo sonho de emigrar para os Estados Unidos foi negado pelo Departamento de Estado , por não conseguir convencer as autoridades que faziam parte do programa de assistência médica conhecida na Venezuela como " Missão Barrio Adentro " .

Cerca de 8.000 profissionais pertencentes à Missão desertaram ao longo dos últimos anos. Muitos deles os vistos estão em trâmite nos EUA no âmbito do programa conhecido como Parole para Cuban Medical Professional ( CMPP , por sua sigla em Inglês ) .

No entanto , as autoridades americanas recusam entre 10 e 15 por cento dos pedidos obtidos , de acordo com estimativas da Solidariedade Sem Fronteiras, uma organização sem fins lucrativos dedicada a ajudar o pessoal cubano enviado pelo regime dos irmãos Castro para outros países.

"Quando são negados , as razões apresentadas pelo Departamento de Estado Americano é que eles não apresentaram provas suficientes que são cubanos e que se encontravam na Venezuela servindo nessas missões ,na qualidade de trabalho oficial, enviados pelo governo cubano ", explicou Julio César Alfonso , presidente da Solidariedade Sem Fronteiras.

Mas, em muitos casos , a resposta negativa ao requerente cubano é que ele apresentou o passaporte errado .

De acordo com Alfonso , as autoridades americanas geralmente esperam que o requerente cubano apresente o " passaporte vermelho " , que é concedido pelo regime de Castro ao deixarem o país em missão oficial .

Esse tipo de passaporte foi dado ao pessoal enviado a Venezuela devido ao Convênio Integral de Cooperação assinado por Hugo Chávez no início da década passada e pelo regime de Havana, por meio do qual a ilha está empenhada em fornecer pessoal e assistência técnica em várias áreas , incluindo a saúde , esportes, agricultura e educação , em troca de carregamentos regulares de petróleo e derivados .


Mas a equipe da saúde cubana normalmente é obrigada a entregar o documento aos chefes das missões , logo ao chegar na Venezuela ,ficando assim sem identificação cubana .


Muitas dessas pessoas solicitam posteriormente nova documentação na Embaixada de Cuba na Venezuela , e recebem o "passaporte azul" dado aos cubanos que deixam a ilha por razões extra-oficiais.

É o que tem acontecido , explica Alfonso, é que os desertores estão utilizando o passaporte azul em vez do vermelho para solicitar os benefícios da PAROLE , e as autoridades dos Estados Unidos estão recebendo um documento que comprova que o requerente é cubano , mas não que estava na Venezuela , por razões oficiais.


O que sugerimos é que, se eles têm que entregar o passaporte [vermelho] , que de alguma forma consigam obter uma fotocópia . Mas, se não puder fazer isso, então é ainda melhor ir sem passaporte , e explicar às autoridades americanas que eles prenderam o passaporte , porque os americanos sabem que isso acontece. Isso é melhor do que ir com passaporte azul " , disse ele.

A Gabella recusaram por três vezes o seu pedido, com a última declaração do Departamento de Estado, indicando que era a negativa final.

Em desespero, Gabella comprometeu-se a contactar as autoridades dos Estados Unidos diretamente.Em uma ocasião reuniu com muita dificuldade o dinheiro suficiente para ligar para o escritório da congressista Ileana Ros- Lehtinen .

"Eu queria explicar que não estou pedindo a ninguém para me dar nada. Que eu tenho força para trabalhar e seguir adiante " , disse ele

Gabella não conseguiu falar com a deputada , mas disse que vai continuar tentando.

Juan Gomez é outro ex-membro das missões cubanas , cujo pedido foi rejeitado pelas autoridades norte-americanas.

Ele chegou à Venezuela em agosto de 2007 , e participou de várias missões antes de decidir desertar. Sua experiência no país sul-americano não foi agradável, disse em um e-mail para o Herald.


"A vida tem sido desumana , tanto na missão como fora dela. Estamos em situação irregular , e meu visto expirou e não podemos trabalhar nestas condições de desertor ", disse Gomez.


" Para sobreviver aqui contamos com o apoio e caridade de alguns venezuelanos . É vergonhoso viver assim, mas não perdi a esperança de que na revisão do meu caso eles percebam que eu falo a verdade ", disse ele .

Traduzido pelo Blog Alagoas Real
Se copiar ou criar link é obrigatório citar a fonte
Do original:

Antonio María Delgado en Twitter: @DelgadoAntonioM

Read more here: http://www.elnuevoherald.com/2014/01/21/1660661/cubanos-atrapados-en-limbo-legal.html#storylink=cpy

Read more here: http://www.elnuevoherald.com/2014/01/21/1660661/cubanos-atrapados-en-limbo-legal.html#storylink=cpy

Brasil duplica número de médicos cubanos

$
0
0


O Brasil vai aumentar o número de médicos cubanos contratados sob o programa Mais Médicos para 11.000, anunciou terça-feira em Havana o embaixador do Brasil.

O aumento dos atuais 5.400 médicos, relatado pelo correspondente da BBC Fernando Ravsberg , é também um impulso bem-vindo para o rendimento em moeda forte de Cuba,já que a ilha está sofrendo com um apertado fluxo de caixa . No ritmo atual de US $ 4.000 por mês que o Brasil concordou em pagar a Cuba, o fluxo de caixa a partir do Mais Médicos atingirá 528 milhões dólares por ano.

Nem a embaixada do Brasil em Havana, nem o Ministério da Saúde forneceram qualquer declaração escrita na terça-feira, nem as mensagens de e-mail foram  retornadas.

O anúncio foi feito uma semana antes da presidenta do Brasil Dilma Rousseff visitar Cuba para participar da cúpula do bloco CELAC das nações latino-americanas. Rousseff também é esperada para participar da abertura da fase 1 de um novo porto de contêineres de Mariel, que foi em grande parte financiado pelo Brasil.
CELAC 2014 - CUBA

O anúncio brasileiro sobre o Mais Médicos chegou mais cedo do que o previsto. Em dezembro, Dilma disse que seu governo ia reavaliar o número de médicos necessários no âmbito do programa,somente em março.

"Se necessário," o número de médicos estrangeiros contratados no âmbito do programa que começou em setembro pode ser aumentado novamente, disse Rousseff em dezembro; autoridades falaram que esperam dobrar o Mais Médicos do total atual de 6.500 a 13.000 médicos. O programa, tem objetivo de melhorar os serviços de saúde em áreas urbanas pobres e rurais mal servidas - é eminentemente popular e tem ajudado a impulsionar a posição política de Dilma, depois de protestos de rua que varreu o país no verão.

Os médicos cubanos devem preencher as lacunas no sistema de saúde pública do Brasil até as escolas de medicina do país produzirem o suficiente médicos brasileiros aptos e dispostos a servir em áreas de pobreza.

Atualmente 5.400 dos 6.500 médicos estrangeiros no programa são contratados ao abrigo de um acordo entre o Brasil, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o governo cubano. O Brasil tem se esforçado para encontrar suficientes médicos brasileiros e médicos estrangeiros contratados em uma base individual.

As receitas para Cuba a nível de pessoal atual é estimado em US $ 250 milhões por ano.

Em novembro, o Brasil acrescentou 3.000 médicos cubanos para os 2.400 médicos cubanos que já estão no país desde setembro. O total atual é de 5.400 e excede o número anunciado anteriormente de 1.400.

O impulso dado pelo Brasil é um grande avanço para os esforços de Cuba para diversificar o seu caixa com as exportações de serviços médicos.A maior parte das exportações de saúde estão sob acordos com a Venezuela, rica em petróleo. Mais de 20.000 profissionais de saúde de Cuba trabalham na Venezuela, ou em países terceiros no âmbito de programas financiados pela Venezuela.

Cuba também expandiu os programas de serviços médicos na África do Sul, Arábia Saudita, Qatar, Portugal e Argélia. Além disso, Noruega e Brasil têm financiado os esforços de ajuda médica envolvendo médicos cubanos no Haiti.


Traduzido pelo Blog Alagoas Real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do original:
Brazil doubles number of Cuban doctors

"Mais Médicos": Acordo com Cuba foi realizado em 2003 por Lula e Fidel

$
0
0

Em reportagem de 2004 o jornalista Armando Añel do site Espanhol Libertad Digital alertava sobre o protocolo para a importação de médicos cubanos para o Brasil,realizado durante a visita de Lula a Cuba de Fidel Castro em setembro 2003. 


Cuba,setembro de 2003- Lula e Fidel


Tráfico de Jalecos Brancos,por Armando Añel

Cada dia desencalham relatórios , provas, evidências da extenuante penetração regional, exercida freqüentemente pelo regime de Fidel Castro nos ingênuos ou incompetentes ou indolentes estados latino-americanos . Isso acontece ao mesmo tempo que o regime de Castro atravessa a mais íngreme crise econômica e de credibilidade de toda sua história .

Está sendo discutido no Brasil a relevância de médicos que seriam enviados por Castro para prestar serviço no gigante sul-americano sem a necessidade de validar seus títulos por meios de exames que avaliam as suas qualificações e que foram instituídos há meio século . Determinado a implementar o protocolo de intenções assinado em setembro passado com o líder cubano durante a visita em que ele esqueceu os prisioneiros de consciência(Opinião) ,o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva criou uma comissão interministerial sobre o assunto- a sociedade brasileira começa a vislumbrar mesmo de forma indireta , a lenta trama que se aproxima.Esta é uma nova ofensiva no campo da " batalha de ideias " implantada por Havana, em que a cabeça de praia formada pela classe médica desempenha um papel decisivo.

Este remédio onde a chave terapêutica é composta pelas batas blancas(Médicos de jaleco) ,é constituído por aqueles que deveriam praticar dignamente sua profissão em Cuba, mas são levados traídos , chantageados e manipulados em troca de alguns dólares ,na esperança de não ser mais marginalizados em sua própria terra -além da oportunidade de viajar para o exterior e adquirir produtos deficitários ou hiperinflacionados lá na ilha ,ou mesmo diminuir a falência da família e / ou vadear na piscina estagnada de uma classe média imaginária - que alcança não só a Venezuela, onde o Castro- chavismo tem carta branca , mas em países que se encontram formalmente "fora da influência ",dos Castro como o Brasil e o Paraguai. 

Ninguém menos que o ex- ministro da Saúde dessa última nação elogiou em seu dia o " internacionalismo " insular , enfatizando a chamada ditadura abrangente que colocou os seus postos avançados em três continentes. 

Ladeado por seu retrato junto com Fidel Castro , o antigo seguidor de Stroessner -Martin Chiola , que foi expulso do governo de Gonzalez Macchi sob a acusação de negligência criminosa e corrupção - assegurava a imprensa oficial cubana que as batas brancas do regime contribuíram decisivamente "para o sistema estatístico e de referência, treinamento de promotores e inserção nas comunidades do Paraguai " .

Paradoxalmente, o Chiola citado acima parece que esta implicado na cessação de salários que o departamento paraguaio de San Pedro , no final de 2002 , deixou de pagar a vários médicos que foram enviados por Havana. O fato é que uma dúzia deles amagaram para deixar a área ,já que o governo provincial não pagava os cem dólares mensais que eram destinados " aos custos de mobilidade e de comunicação com suas famílias" .Esse exemplo serve para comprovar a evidência que : a nova medicina cubana esta dividida entre a miséria e o medo, refém de suas legítimas aspirações para comer, fazer compras, viajar , viver , e também pela própria circunstância institucionalizada da chantagem.



Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original
CUBA 08-02-2004
Trata de batas blancas

Armando Anel (Havana, 1966). Escritor cubano e editor. Entre os anos de 1998 e 2000 trabalhou como jornalista independente em Cuba, sendo co-fundador e vice-presidente do Grupo de Trabalho Decoro . Tendo recebido o prêmio ensaio anual Fundação Friedrich Naumann, na primavera de 2000, ele viajou para a Europa, onde viveu em vários países até se estabelecer em Miami, Estados Unidos, no verão de 2004. Literatura e seus artigos aparecem regularmente em publicações nos Estados Unidos, América Latina e Europa e já publicou dois livros. Atualmente edita o blog  Cuba Inglesa.


Grande Cinismo: a tirania de Cuba defende que "qualquer conflito seja resolvido por meio do diálogo"

$
0
0

Enquanto isso, os assassinos do regime comunista de Raul Castro (foto) dão surras, torturam, prendem e ameaçam de morte os opositores. 

Para piorar a situação, o Governo da Ilha vai propor que a América Latina seja declarada "zona de paz".







É o cinismo, por parte da sanguinária tirania cubana . Acontece que o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Abelardo Moreno, anunciou no domingo que seu governo irá propor na Conferência da Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe (CELAC), a ser realizada entre os dias 28 e 29 de janeiro em Havana, que se declare "zona de paz" na região,informava Europa Press. 



"Nós acreditamos que é necessário que os Chefes de Estado e de Governo da região cheguem a um acordo de que qualquer litígio seja resolvido por meio do diálogo, que nunca se chegue ao uso da força", ressaltou Moreno. 

E uma proposta cínica, porque o "diálogo" não é utilizado por esses assassinos do governo cubano quando se trata de perseguir os opositores do regime. Não recorrem ao "diálogo", mas espancamentos, tortura, prisão e até mesmo a morte. Basta perguntar a família do dissidente cubano supostamente assassinado por Castro, Oswaldo Paya.


Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original
Gran cinismo: la tiranía de Cuba aboga por que “cualquier conflicto se resuelva por la vía del diálogo”

Cuba está coroando a CELAC com extremo zelo

$
0
0
CELAC-2014


Ontem recebi um telefonema de um amigo

Ele estava nervoso .Bem próximo a sua casa a polícia fazia uma intensa "limpeza " Ele tinha diversos motivos para tanta alteração , já que estava aposentado sem pensão e vive de uma antena parabólica ilegal com a qual fornece serviços de televisão para várias famílias. Assim quando a polícia fica muito rigorosa, meu amigo tem que cortar os cabos , ocultar a placa e deixar de ganhar as cotas pagas por esses dias. Um verdadeiro desastre econômico para ele. Sempre que ouve sobre a celebração de uma reunião internacional , um encontro com convidados estrangeiros dignitários de outros países,começa a temer por seu negócio . Sabe que cada um desses eventos corresponde a uma batida policial feita com zelo e intransigência .


Quando Bento XVI visitou a ilha , centenas de mendigos ,prostitutas e dissidentes foram " retirados de circulação . " A empresa telefônica Cubacel também fez a sua parte cortando serviços de milhares de usuários em todo o país 

Estamos próximos a segunda Cúpula da Comunidade da América Latina e do Caribe ( CELAC ) que será realizada no final de janeiro, em Havana.Agora caminhões são vistos com vasos com plantas e que apenas foram regadas durante duas semanas localizadas nas principais avenidas. Em algumas ruas do centro encontramos os pintores nos andaimes colorindo as paredes enegrecidas e rachadas Também estão retocando os sinais de trânsito na rota , onde os convidados vão passar e até as cercas antigas quebradas estão sendo substituídas por outras.


Se tem advertido que esta Havana clandestina e oficialmente " Irrepresentável " deve ficar quieta , muito quieta. Os Mendigos estão sendo recolhidos até que passe a cúpula; os cafetões foram advertidos para que mantenham controlados suas meninas e meninos , enquanto membros da polícia política visitam as casas dos adversários. O mercado ilegal também está em xeque. " Tranquilos,tranquilos,calma,muita calma ", repetem os policiais em um tom ameaçador , sem deixar por escrito a sua notificação.

Assim que meu amigo começou esta manhã a desconectar seus equipamentos ele ligou novamente para confirmar que nos dias 28 e 29 janeiro não pensa em colocar um pé na rua. " Nem um pouco ! Eu não tenho nenhum desejo de dormir em uma masmorra ", me disse, antes de desligar o telefone e esconder a antena .


Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original
Celo y CELAC


Poderá gostar de:

Cuba:Prisões e ameaças contra dissidentes a poucas horas da CELAC

$
0
0
Cuba 2014- CELAC



José Daniel Ferrer, Felix Navarro, Yusmila Reyna e Oscar Elias Biscet foram presos. 

As Damas de Branco pedem para se reunir com as esposas dos presidentes. 

O Chanceler avisa: 'Não Haverá aqui uma cúpula de governos  e uma cúpula alternativa dos povos'.



A Poucas horas para o início da Segunda Cúpula da Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe ( CELAC ) , o regime de Havana tem feito prisões e ameaçado vários ativistas para evitar as sessões paralelas .


José Daniel Ferrer e Yusmila Reyna , os ativistas da União Patriótica de Cuba ( UNPACU ) , foram presos em Havana , após a reunião com os embaixadores de Espanha e Holanda.


O líder dissidente viajou para a capital para participar da reunião que os opositores organizam em colaboração com o Centro para a Abertura e Desenvolvimento da América Latina ( CADAL ) , durante a cúpula da CELAC 

" A UNPACU entrou em contato com a Embaixada da Espanha em Havana. Ela tem solicitado informações as autoridades, que negam saber o paradeiro de José Daniel Ferrer . No entanto, o embaixador em pessoa estaria sendo informado e esperamos que tome qualquer posição sobre o assunto " , disse um comunicado da organização de oposição.

A esposa de Biscet( presidente da Fundação Lawton para os Direitos Humanos) ,Elsa Morejón, informou que ele  estava indo para a Embaixada da Hungria,quando ocorreu a prisão .

Em Matanzas foi preso Félix Navarro Rodríguez , coordenador geral do UNPACU conforme informações de familiares.


"Não Haverá aqui uma reunião de cúpula dos governos e uma alternativa do povo . Havana é um lugar onde pode se unir e naturalmente se convergem os governos e os povos em uma única sala, em um só lugar, em um único evento", advertiu o chanceler Bruno Rodriguez em conferência de imprensa .

Outros ativistas como Guillermo Fariñas , Yoani Sánchez , Berta Soler , Manuel Cuesta Morua Librado Sanchez , Reinaldo Escobar e Félix Navarro foram advertidos ​​pelas autoridades policiais de repressão.


O Chamado as primeiras-damas presentes na CELAC


Enquanto isso, as Damas de Branco , enviaram uma carta as senhoras dos participantes da Cúpula para convidá-las para uma reunião.

" Para o nosso movimento é uma honra convidá-las para se encontrarem conosco e acompanhá-las para perscrutar outra paisagem da sociedade cubana ", disseram as mulheres , de acordo com o texto enviado.

As Damas de Branco disseram que as esposas dos presidentes "representam , em seus países , a preservação dos importantes valores matrimoniais , familiares, sociais e humanitários " .

Em Miami, os congressistas Cubano -americanos Mario Diaz- Balart e Ileana Ros- Lehtinen condenaram em um comunicado conjunto as prisões de ativistas.

"Peço à comunidade internacional que valoriza os direitos humanos que tenham solidariedade com a luta do povo cubano pela liberdade e exijam o fim da brutal opressão ",solicitou Diaz- Balart .

Por sua parte, Ros- Lehtinen denunciou a " intimidação " e " opressão " contra ativistas pró-democracia , como Oscar Elias Biscet ", enquanto muitos líderes do Hemisfério Ocidental estarão chegando em Cuba na próxima semana. "

O II Fórum Democrático em Relações Internacionais e Direitos Humanos, que a dissidência pretende fazer em Havana coincide com a Cúpula CELAC,e está co -patrocinado pelo programa Ponte de Democracia,de CADAL .

O evento dissidente , programado para o primeiro dia , terá como tema " A declaração especial de defesa da democracia da CELAC e sua incompatibilidade com o sistema político de partido único em Cuba. "


Traduzido pelo Blog Alagoas Real
Se copiar ou criar link é obrigatório citar a fonte
Do Original:


Detenciones y amenazas contra la disidencia, a pocas horas de la Cumbre de la CELAC


Poderá gostar :

Opositores convocam em Havana fórum paralelo durante a CELAC

$
0
0
A Declaração em defesa da democracia desta organização é incompatível com um partido único em Cuba


Por Manuel Cuesta Morúa




A Sociedade Civil de Cuba



Em 28 de Janeiro , com o co-patrocínio da ONG CADAL , com sede na Argentina, tentaremos realizar em Havana um fórum sobre a Segunda Cúpula da CELAC em Cuba, com o tema:" A Declaração Especial em Defesa da Democracia da CELAC e sua incompatibilidade com o sistema político de um partido único em Cuba "


Este fórum é uma continuação de um similar realizado no Chile , sobre a Primeira Cúpula , que incide sobre o tema geral do Fórum Democrático de Direitos Humanos e Relações Internacionais.

Por várias razões , acreditamos ser o óbvio não convocamos a sociedade civil rica , vibrante e diversificada na ilha . Não seria prático e nem viável . Na verdade ,como é lógico, a celebração deste fórum está sob pressão das autoridades que estão absolutamente determinadas a detê-lo.

Queremos corrigir essa deficiência da melhor maneira democrática. Este fórum não está concebido como um único evento. Constitui um ponto estratégico no caminho para a construção de uma comunidade cidadã nas Américas , para o qual já foi dado passos importantes . Neste sentido estamos solicitando sugestões e recomendações a todas as organizações e indivíduos que estão dispostos a oferecer , para enviarmos um relatório para a próxima presidência da CELAC , que será assumida pelo governo da Costa Rica.


Este relatório , aberto e para ser assinado por todas as organizações da sociedade civil dentro e fora da ilha, terá como alvo a necessidade de implementar mecanismos de proteção e monitoramento dos direitos humanos e dos direitos fundamentais dentro da CELAC ,cuja Declaração Especial teve a clareza de pensamento de conceber a defesa e proteção dos direitos humanos como um pré-requisito indispensável para a participação dos estados .
Para este relatório buscaremos ideias e apoio de outras organizações da sociedade civil da América Latina , a fim de satisfazer a condição geral da Comunidade Cidadã nas Américas.

Da mesma forma, trabalhamos em uma declaração final , que daremos a conhecer dentro de alguns dias da conclusão da Segunda Cúpula de CELAC .

Finalmente , esperamos compreensão, em alguma parcela razoável, daqueles que de forma justa e com todo saber, tenham muito a dizer em matéria de liberdades e direitos humanos em Cuba.


Os organizadores acreditam que em Cuba há um lugar para todos.


As recomendações podem ser enviadas a : correo@puentedemocratico.org ou a nuevopais11@gmail.com


Traduzido pelo Blog Alagoas Real
Se copiar ou criar link é obrigatório citar a fonte
Do original:
Opositores convocan foro paralelo por Cumbre de CELAC en La Habana


Manuel Cuesta Morúa

Manuel Cuesta Morúa (31 de diciembre de 1962). Licenciado em História. Porta-voz do Partido Arco Progresista. Coordenador da Plataforma Nuevo País

Celac em Cuba enterra a Carta Democrática Interamericana

$
0
0
O especialista em assuntos interamericanos José Cárdenas diz " En Paz Descanse la Carta Democrática Interamericana ",em um artigo da revista Foreign Policy sobre a celebração em Havana da Segunda Cúpula da Comunidade da América Latina e do Caribe , CELAC
Propaganda da II Cúpula dos membros da CELAC em Cuba,2014



Cárdenas diz que a jovial reunião de líderes regionais em Cuba não democrática,  marca o enterro do histórico documento assinado por todos os países do Hemisfério Ocidental , em setembro de 2011, que estabeleceu como norma que "os povos das Américas têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la "

Quase 13 anos depois a carta tornou-se insignificante , e pior , diz o autor, é que ninguém parece se importar .


Cárdenas lembra que as diligências para criar a CELAC foi com a intenção expressa de exclusão dos EUA e Canadá  liderada pelo falecido presidente da Venezuela , Hugo Chávez . Hoje Raul Castro está prestes a concluir um ano no comando da agência ,embora que para ser membro da CELAC qualquer governo tem obrigação de " respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais "

Buscando ilustrar a forma como o regime de Castro está preparado para o conclave , o escritor cita  a blogueira cubana Yoani Sánchez em seu blog Geração Y:



José Cardenas conclui dizendo que a Mascarada Havana mostra que o culto a Chávez ainda paira sobre a região como uma praga , e que líderes sérios continuam mostrando uma aquiescência maliciosa ante os danos dos altissonantes e irresponsáveis populistas do continente e suas agendas e teses retrógradas
​​.


Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte

Do original:
Celac en Cuba entierra Carta Democrática Interamericana

SMS de Maceió não homologou o acordo firmado com os anestesiologistas em 2012

$
0
0


Anestesiologistas retomam mobilização

Até hoje, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió não homologou o acordo firmado com os anestesiologistas em 2012, com mediação do Tribunal de Justiça de Alagoas. Desde agosto do ano passado, os especialistas não recebem os valores acordados e agora ameaçam desistir do acordo e exigir que os honorários sejam pagos conforme os valores definidos na CBHPM plena.

No próximo dia 06/02, os anestesiologistas vão se reunir para discutir o assunto e tomar uma decisão. Além da exigência do cumprimento do acordo ou do pagamento da CBHPM plena, a alternativa que pode ser avaliada pelos especialistas é a suspensão das atividades.
SINMED-AL

AL : Pilar fraciona salários para forçar demissão

$
0
0

Na sexta-feira passada, 24, os médicos do município de Pilar paralisaram as atividades em protesto contra o atraso do pagamento e o fracionamento dos salários atrasados. Essas estratégias vêm sendo adotadas pela Prefeitura Municipal do Pilar com o objetivo de obrigar os médicos a pedirem demissão, o que abriria vagas para o programa Mais Médicos, cujos profissionais são pagos pelo governo federal.

Depois que a categoria denunciou o atraso de três meses no pagamento dos salários, a prefeitura anunciou o pagamento parcelado do que está devendo. Os médicos, então, resolveram fazer uma paralisação de advertência de 24 horas. Com a greve, os atendimentos no PSF ficaram suspensos.



Mais Médicos:Taquarana, Mata Grande e Limoeiro de Anadia demitem médicos antigos

$
0
0

Profissionais foram trocados pelos enviados do Mais Médicos



Médicos alagoanos que trabalhavam nos municípios de Taquarana, Limoeiro de Anadia e Mata Grande denunciaram ao Sinmed, na semana passada, que foram dispensados e substituídos por profissionais do programa federal Mais Médicos. Em Arapiraca, alegando exigência do Ministério Público, a Prefeitura também dispensou uma médica que prestava serviços ao município há vários anos para contratar um profissional concursado. Mas mantém na cidade sete cubanos enviados e pagos pelo Ministério da Saúde.

Embora a substituição de médicos brasileiros por profissionais do Mais Médicos seja proibida pela lei que criou o programa, em todo o País as prefeituras ignoram a proibição para economizar dinheiro. O pessoal do Mais Médicos recebe salário diretamente do governo federal, com exceção dos cubanos, cujos salários correspondentes a três anos de trabalho já foram pagos, antecipadamente, à ditadura cubana, antes mesmo da chegada da primeira leva deles ao Brasil.

ERROS - Os cubanos são maioria entre os profissionais do Mais Médicos e também são os que mais se envolvem em polêmicas relacionadas a erros de diagnóstico, de prescrição e dosagens de medicamentos e também de solicitação de exames. E o povo brasileiro já está percebendo que os médicos vindos de Cuba não têm qualificação profissional. 

De acordo com denúncias de médicos brasileiros que trabalham com cubanos em várias cidades por todo o Brasil, muitos deles já foram transferidos depois que perderam a confiança das comunidades onde atuavam e alguns foram mandados de volta para Cuba por causa de erros graves reconhecidos, mas não admitidos publicamente, pelo Ministério da Saúde. Também já foi detectada e divulgada a presença de enfermeiros entre os “médicos” cubanos que atuam no Brasil.

ASILO - Os problemas que ocorrem aqui com esses estrangeiros já aconteceram em países como a Venezuela, onde o anúncio do fim do programa similar ao Mais Médicos provocou uma debandada de cubanos, rumo aos Estados Unidos. O que ficou comprovado no país vizinho foi que boa parte dos “médicos” cubanos não tinha a formação exigida nem para trabalhar no próprio país, mas que se alistaram no intercâmbio se passando por médicos com o único objetivo de deixar Cuba e pedir asilo em outro país.

Para as entidades médicas brasileiras, o mesmo acontecerá com os cubanos que estão no Brasil – sejam médicos ou falsos médicos – quando o programa Mais Médicos acabar. “Eles vão fugir e pedir asilo no Brasil ou em qualquer outro lugar. Só não vão querer voltar para Cuba”, acredita o presidente do Sinmed, Wellington Galvão, que lamenta os prejuízos que o programa federal causa aos médicos brasileiros e, principalmente, à população.

“O governo brasileiro está escondendo as mazelas desse programa, mas o povo já sabe que se trata de uma estratégia irresponsável, com fins eleitoreiros, que trouxe para o Brasil pessoas sem qualificação para atender à população pobre. A prática está mostrando, que nas cidades onde atuam em conjunto brasileiros e cubanos, a população prefere os primeiros, já que os cubanos demonstram a todo o momento que em termos de preparo profissional estão muito aquém dos brasileiros. Mesmo as pessoas mais humildes percebem isso”, conclui Galvão.


SINMED-AL

Programa Mais Médicos amplia abismo salarial

$
0
0

Para a Fenam, o programa Mais Médicos ampliou as desigualdades nos salários dos médicos que desempenham a mesma função no serviço público. O governo federal paga aos profissionais do programa uma bolsa de R$ 10 mil, mais benefícios para auxílio alimentação e moradia, enquanto os municípios remuneram o médico brasileiro com menos da metade desse valor.

Em Curitiba, por exemplo, o salário no começo da carreira é de R$ 4,9 mil.

A prefeitura de Campo Grande (MS) paga salário inicial de R$ 4,7 mil para jornada de 40 horas semanais na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Pelo menos outras nove capitais brasileiras oferecem remunerações inferiores à estipulada no Mais Médicos pelo Ministério da Saúde e pelo piso Fenam.

Em muitas cidades, o rendimento dos médicos só passa de R$ 7,5 mil porque é complementado com gratificações mensais ou bônus anuais, pagos em forma de prêmio por desempenho. É o caso de Vitória (ES), onde o salário-base para 40 horas semanais é de R$ 5,4 mil, mas com os extras pode chegar a R$ 9,5 mil.

A Federação denuncia nos locais onde se chegou a um valor próximo ao piso Fenam, isso se deu com o acréscimo de gratificações e outros "penduricalhos". "O salário oferecido é muito baixo e quando se aposenta ou se afasta por problemas de saúde não recebe as gratificações. Isso é muito ruim para a categoria”, alerta Geraldo Ferreira.

A mesma distorção acontece na capital goiana, onde o salário-base para 40 horas de trabalho é de R$ 2,4 mil. O valor, no entanto, é acrescido de gratificações que elevam para R$ 7,9 mil a remuneração mensal. Situações semelhantes são registradas em Aracaju, Natal, Cuiabá e Palmas.

“O empregador sempre vai colocar obstáculos para o pagamento do piso. Por isso, devemos ter a consciência do valor da nossa formação e do exercício da medicina. O primeiro passo é estabelecer estratégias em cada sindicato de base, pleiteando o que é justo”, explicou. O piso Fenam também é importante para nortear o valor da remuneração por plantão que é praticado em contratos nos setores público e privado.

De acordo com levantamento realizado pela Federação, o menor salário oferecido em concursos públicos no país ao profissional médico, em 2013, foi no município de Três Rios (RJ), com remuneração de R$ 1.046,22 para carga horária semanal de 24 horas por semana – valor dez vezes menor que o defendido para a categoria.


FENAM divulga novo piso salarial para médicos 



Valor é calculado anualmente com base no INPC e serve para orientar as negociações coletivas da categoria

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) divulga nesta quinta-feira (23), em Brasília (DF), o novo piso salarial dos profissionais médicos. Este ano o valor pleiteado passa a ser de R$ 10.991,19 para 20 horas semanais de trabalho. O valor é calculado anualmente, e serve para orientar as negociações coletivas da categoria. A Fenam, que reúne 53 sindicatos médicos pelo país, recomenda que o referencial integre as pautas de reivindicação.

Para calcular o reajuste é utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice acumulado, em 2013, foi de 5,5%. No ano passado, o valor defendido para a remuneração da categoria médica era de R$ 10.412,00.

O presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, defende o pagamento do piso a todos os médicos, seja do serviço público ou privado. Esta é uma das principais bandeiras de luta da federação que representa 400 mil médicos. Ele explica que a entidade também trabalha para a criação de uma carreira de Estado, a exemplo do que ocorre no judiciário, como medida para fixação dos profissionais no interior e diminuição das distorções.

"Nós entendemos que carreira médica deveria contemplar concurso público, piso salarial, mobilidade, ascensão funcional e estímulo à qualificação. Isso permitira ao médico a dedicação exclusiva, a fixação de profissionais em áreas de escassez, o aperfeiçoamento continuado. Isso geraria benefícios à saúde da população", defendeu.

Fonte: Fenam

Brasil é o maior marqueteiro da pseudo-saúde de Cuba

$
0
0
Com a implantação do programa Mais médicos, o governo Brasileiro  além de ajudar a financiar a ditadura cubana, tornou-se o maior marqueteiro midiático do pseudo-avanço de uma saúde que só existe no papel. Bom para o governo do PT , que encontrou uma saída para  alavancar a reeleição de Dilma em 2014, bom para o Padilha que usa essa utopia como bandeira de gestão, e melhor ainda para o regime ditatorial Cubano que tem propaganda de graça com divulgação mundial  e dessa maneira consegue engordar ainda  mais os cofres da burguesia Castrista.

Usando verbas de publicidade e contando com o apoio dos twitteiros de plantão e  robots, a mídia jornalística semeia diuturnamente  mensagens que versam sobre os mais variados temas pertinentes ao Mais Médicos. Desde a comparação com os profissionais da área médica do Brasil,que vai do subliminar a realidade aos olhos deles,a propaganda de uma medicina que não é baseada em evidências científicas,mas nos interesses de um governo.


O tema  das mensagens  é basicamente centrado na emotividade com frases que são repetidas com frequência. Com características fundamentalistas afirmam que os Cubanos olham nos olhos, tocam e apalpam os pacientes e que têm  muito amor  para compartilhar com os brasileiros humildes devido ao conceito revolucionário que carregam, e que no Brasil existe falta de solidariedade e amor ao próximo.Desse modo e com essa ladainha, alguns brasileiros e cubanos vivem promovendo o utópico socialismo bolivariano com intenção de sedimentar no inconsciente coletivo que  somente os sentimentos de bondade e o correto ato médico são exclusivos da medicina comunista.
Falta amor.diz cubana em reportagem do G1 em 21 de janeiro de 2014

"O inconsciente coletivo é tudo menos um sistema pessoal encapsulado, é objetividade ampla como o mundo e aberta ao mundo. Eu sou o objeto de todos os sujeitos, numa total inversão de minha consciência habitual, em que sempre sou sujeito que tem objetos. Lá estou eu na mais direta ligação com o mundo, de forma que facilmente esqueço quem sou na realidade. 'Perdido em si-mesmo' é uma boa expressão para caracterizar esse estado. Este si-mesmo, porém, é o mundo, ou melhor, um mundo, se uma consciência pudesse vê-lo. Por isso, devemos saber quem somos" Obras Completas, vol. IX/1 -"Jung"Tito R. de A. Cavalcanti


A demonização dos médicos brasileiros,infelizmente começa por quem deveria dar exemplo ao país.Veja o print screen !
Dilma volta a demonizar os médicos brasileiros  acusando-os de negligentes. E dá a receita:  os brasileiros  precisam   de cubanos que possam apalpá los    Veja


Existe até a criação de novos  mitos em terras estrangeiras ,como ocorreu com o Delgado,que de uma hora para outra foi escolhido,Deus sabe por quem, o homem de 2013  passando a ocupar as primeiras páginas dos portais brasileiros e Cubanos.Nas pradarias da ilha prisão o médico foi decantado em versos e prosas como o verdadeiro modelo da medicina comunista dos Castro.


Quando repetem o mantra " que o dinheiro não é tudo na vida de uma pessoa",os médicos cubanos tentam  justificar o projeto de escravidão que vivenciam há mais de 50 anos,em especial muito propagandeado por essa  nova casta composta pelos funcionários da saúde.É importante recordar que em Cuba o salário mensal de um médico não passa de 20 dólares,e que os Cubanos em Missões Oficiais com salários bem diferenciados,estão ocupando  dentro de uma mesma profissão,um grau a mais na pirâmide escravagista implantada por Fidel e Raúl Castro.Na sociedade onde o catador de latinhas é  profissão emergente, trabalhar nos confins de um Brasil,nas selvas Bolivianas e nos morros de Caracasé ter o céu aqui na terra!


De acordo com preceitos do Código de Ética Médica Cubano,formulado pelo Partido Comunista de Cuba" no socialismo o indivíduo tem de estar sujeito ao interesse social , e a sociedade ao serviço da humanidade, a prática privada da medicina gera um conflito filosófico com o sistema socialista e, na prática e nos métodos com a medicina socialista ". Link

 Os galenos da escola de Medicina criada por Fidel estão subordinados a esse código de ética comunista,portanto é normal encontrar essa passividade e o conformismo retórico e por vezes as falácias altissonantes nesses escravos(tenho algumas dúvidas, já que eles obtêm inúmeras vantagens em detrimento dos colegas que ficaram na ilha) modernos do Século XXI

Por hoje é só!
Mário Augusto

Cuba: Afinal,quem vai investir no Porto de Mariel ?

$
0
0
Porto de Mariel em Cuba


O ano de 2014 deve ser iniciado para a economia cubana , com a abertura das primeiras instalações da chamada Zona Especial de Desenvolvimento Econômico localizado no moderno Porto de Mariel , uma baía localizada a cerca de 70 quilômetros a oeste de Havana


Um porto para contêineres com grandes armazéns , uma zona franca ,indústrias criadas com capital estrangeiro e condições avançadas de infra-estrutura , entre outros, serão os benefícios desse polo comercial e industrial , o mais importante do país e desde já considerado a principal janela cubana ao mundo das importações e das exportações .


A partir do momento que o Porto de Mariel estiver operando começará a renovação da histórica baía de Havana , que espera se tornar uma marina para iates e cruzeiros , especialmente quando as restrições do bloqueio / embargo dos EUA , que está há mais de meio século em vigor for retirado.

A modernização e instalação de equipamentos de Mariel foram financiados (640 dos 900 milhões de dólares gastos ) por um empréstimo obtido por meio de um acordo intergovernamental assinado entre Havana e Brasília .

Print Screen do Blog do Planalto em 27 de janeiro de 2014 - "Dilma: Brasil quer se tornar parceiro econômico de primeira ordem de Cuba"


Um ponto privilegiado



O fato do Brasil ter decidido fazer a obra e um grande investimento no porto em conjunto com suas empresas ,mostra de alguma forma o seu interesse em ter um espaço comercial e produtivo nesse ponto privilegiado da geografia do Caribe, na entrada do Golfo do México , em frente a costa americana e na véspera da ampliação do Canal do Panamá em (2015 ), que pode receber navios maiores

A grande questão sobre o destino de Mariel é saber quem e quais serão as condições dos investimentos na área de desenvolvimento, que deverá ter não só instalações portuárias ou de armazenamento , mas também a industrial.

Muito tem sido dito sobre a necessidade do governo cubano declarar se vai modificar suas relações jurídicas com o capital estrangeiro. Já em Julho de 2012, se fez o anúncio oficial de que ao final desse ano entraria em vigor uma nova lei de investimento, que substituiria o instrumento jurídico aprovado em 1995 (Lei 77) .

Mas a expectativa criada ainda não tem uma resposta definitiva , quando na realidade o que tem acontecido é que, em meados de 2013 operavam na ilha 190 negócios de capital misto entre o governo cubano e as entidades privadas estrangeiras , o que equivale a metade do que havia em 2000 .

De acordo com um relatório recente , um vice-ministro cubano do Comércio Exterior , disse que " está em processo a avaliação da política geral e setorial que acompanhe a promoção desse investimento estrangeiro , mas não está previsto a alteração da lei , porém podem atualizar certos regulamentos . "



Diferentes regulamentos


Assim, nesse atual momento , não haverá nova lei e a Zona Especial de Desenvolvimento Econômico e a zona de Mariel moverá seu destino e possibilidades sob um regulamento que nos últimos anos tem assustado mais os investidores do que atraído , segundo a mais simples das operações aritméticas.


No entanto, devido às suas características especiais , Mariel poderia ser governado por diferentes mecanismos legais , que podem estar entre os regulamentos a serem atualizados .


As transformações econômicas realizadas pelo governo de Raúl Castro , prevista nas Diretrizes da Política Econômica e Social aprovada no VI Congresso do Partido Comunista (2011) tem mudado certas estruturas e fundamentos da economia cubana .



Conteúdo desconhecido


Em várias ocasiões , altos funcionários do governo e o governo cubano alertaram que grandes mudanças econômicas estão chegando. Mas a promessa tem conteúdo desconhecido e data incerta para execução.


Se a nova lei do investimento estrangeiro anunciada não seja aprovada de uma forma que consiga atrair capital estrangeiro , é difícil imaginar quem estará interessado ​​em investir em Cuba ,ou mesmo no Porto de Mariel .

E com a assinatura pendente gostaria de saber que espaço teriam em toda essa estrutura que se abre as pessoas naturais de Cuba-ou seja, os cubanos de Cuba-para quem outra vez,segundo tenho lido,a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel poderia ser fonte de emprego...porém não de investimento.

Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original

Cuba: ¿Por fin quiénes van a invertir en el Puerto del Mariel?



Poderá gostar:
100 perguntas e respostas sobre o Projeto do Porto de Mariel - Cuba
Dilma investe 15 vezes mais nos portos de Cuba do que no sistema portuário do Brasil!


Deputado diz que governo do PT financia a ditadura comunista

$
0
0



* Marcio Bittar 

Na última sexta-feira, dia 24 de janeiro, trabalhadores de 14 dos 24 portos sob administração pública no País paralisaram suas atividades exigindo a criação de plano de cargos e salários e a melhoria das condições de trabalho. Reclamam que, em 2013, apenas 7% do orçamento previsto foi investido nos portos, o que significa que o setor recebeu um investimento de apenas 15,5 milhões de dólares.

No mesmo dia a Secretaria de Comércio Exterior divulgou que a terceira semana de janeiro, que compreende o período de 13 a 17 do mês, teve as contas fechadas e revelaram um quadro de déficit, representado no valor de US$ 2,049 bilhões de dólares de queda na balança comercial, numa clara demonstração de que a economia brasileira vive um momento caótico.

Hoje a imprensa noticia que o governo brasileiro ofereceu 500 milhões de dólares de crédito por ano para o Governo Cubano comprar produtos e serviços brasileiros. Além disso, a Presidente Dilma está inaugurando a primeira etapa do Porto de Mariel, a 45 quilômetros de Havana, numa extravagância que custou US$ 682 milhões aos cofres do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que significa que o povo brasileiro custeou 71% do porto cubano.

Estes são os gastos que chegam ao conhecimento público, uma vez que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior assinou ato, em 2012, tornando secretos os documentos que tratam de financiamentos do Brasil aos governos de Cuba e de Angola. Com a decisão, o conteúdo dos papéis só poderá ser conhecido a partir de 2027.

Tais atitudes já seriam discutíveis em um país que estivesse com sua economia estabilizada, e torna-se mais sério por se tratar do Brasil, um país com um claro déficit em infraestrutura, que não consegue investir em estradas ou portos nacionais para o escoamento da sua produção, criando um sério problema para o comércio e a indústria e que vê a sua economia patinar, engolida pela crise global. Em 2014, o Brasil vai perder 22% da riqueza gerada pela maior safra de soja da sua história, de 55 milhões de toneladas, apenas por gargalos na infraestrutura.

A troca de uma agenda econômica internacional competitiva por uma cartilha ideológica de apoio a ditaduras anacrônicas, sanguinárias e decadentes, é a tônica do PT, que deixa o Brasil sem investimentos mínimos, inviabilizando prefeituras por todo o país, mas que inaugura portos modernos em Cuba.

Já aconteceu o mesmo durante a contratação dos médicos cubanos para o programa “Mais Médicos”, quando 60% dos salários dos profissionais são direcionados para financiar a ditadura cubana. Esclareço que sou a favor da vinda de médicos de todas as partes do mundo, desde que tenham os diplomas validados aqui no Brasil, o que não posso concordar é que o governo do PT se utilize do programa para garantir a continuidade da ditadura castrista, entregando aos médicos cubanos menos da metade do salário contratado.
* Marcio Bittar é Deputado Federal pelo PSDB/AC, Primeiro Secretário da Câmara dos Deputados e Presidente da Executiva Estadual do PSDB/AC

Farsa Cubana:Com um salário mensal de 20 dólares,um Peugeot custa mais de 200 mil

$
0
0



Carro familiar novo custa 6 mil meses de ordenado 
Peugeot 301, modelo familiar para a América Latina



Frota Cubana

Os cubanos sentem-se enganados
É uma grande novidade para os cubanos após 50 anos de restrições do regime comunista.
Mas com um salário médio mensal de 20 dólares, poucos serão os cubanos a poder passar do sonho à realidade.





Acabaram-se as “autorizações de compra” distribuídas anualmente a conta-gotas. Mas os preços dos novos veículos são astronômicos. Um Peugeot 4008, novo, custa por exemplo, mais de 200 mil dólares.


Os cubanos sentem-se enganados. “Vamos ver se um funcionário público, que vive do seu salário, pode pagar um carro destes, com estes preços. Mesmo que lhe emprestem dinheiro a reembolsar em 40 anos, vamos ver se pode comprar um”, comenta Guillermo Flores, um engenheiro informático.


A venda livre de veículos, um dos sonhos da população cubana, foi anunciada oficialmente pelo governo de Havana, a 19 de dezembro, para renovar o reduzido e envelhecido parque automóvel da ilha.


Mas com um salário médio mensal de 20 dólares, poucos serão os cubanos a poder passar do sonho à realidade.

Euronews-DN Globo

Produção em Série: Mais 2.000 "Médicos" Cubanos com destino ao Brasil

$
0
0
É notícia na ilha prisão:

Dois mil profissionais de saúde cubanos vão sair nos próximos dias para terras brasileiras

Com eles, o número total chega a 7430 cooperantes da saúde desta ilha caribenha 

Padilha , falou que o Governo e o povo de seu país agradecem pelo desempenho de cada um dos colaboradores cubanos 

Odebrecht e o distribuidor do Centro de Imunologia Molecular, Cimab SA unidos como empresa mista na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel

Os ministros e o presidente da Biocubafarma , rubricaram um protocolo de intenções

Padilha em Cuba com 2.000 "médicos"Cubanos

Dois mil profissionais de saúde cubanos vão sair nos próximos dias para terras brasileiras , para participar do programa Mais Médicos para o Brasil impulsionado pela presidenta do país sul-americano , Dilma Rousseff.

Com eles, o número total chega a 7430 cooperantes da saúde desta ilha caribenha que serão incorporados ao mencionado programa que visa melhorar os cuidados de saúde e qualidade de vida dos brasileiros , principalmente os residentes nas áreas mais pobres e de difícil acesso 

Na cerimônia de despedida dos colaboradores em Havana, o ministro da Saúde cubano Roberto Morales disse que esses profissionais estão presentes em 2434 municípios de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal .

O titular salientou o impacto positivo do trabalho que os médicos cubanos realizam e agradeceu a hospitalidade que tiveram das autoridades e do povo da nação sul-americana.

Ele ressaltou que , desde 1960 até à data atual, mais de 130 mil trabalhadores da saúde cubanos têm prestado assistência médica em 108 países , em solidariedade , humanismo e integração dos povos, princípios que hoje se refletem na celebração em Cuba da Segunda Cúpula da Comunidade da América Latina e do Caribe .
Destino Brasil!!


Morales também disse que na Escola Latino-Americana de Medicina fundada em Cuba, 28.879 bolsistas se graduaram provenientes de 120 países.

Enquanto isso, o ministro da Saúde do Brasil , Alexandre Rocha Santos Padilha , falou que o Governo e o povo de seu país agradecem pelo desempenho de cada um dos colaboradores cubanos , cuja presença no Brasil, observou, é uma grande demonstração de compromisso , solidariedade e integração.

Nesta ocasião também se efetuou o termo de compromisso entre a empresa brasileira Odebrecht e distribuidor do Centro de Imunologia Molecular, Cimab SA , representados respectivamente por Mauro Augusto da Silva e Agustin Lage, para formarem uma empresa mista na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel .

O acordo abre caminho para o estabelecimento de uma entidade binacional para a produção industrial de anticorpos monoclonais terapêuticos conhecidos e inovadores com tecnologia e uso de capital cubano e brasileiro.

A produção vai ajudar a atender as demandas dessas drogas nos dois países e gerar exportações combinadas para outros mercados .

Além disso,os ministros e o presidente do Grupo de Biotecnologia e Indústrias Farmacêuticas Biocubafarma , José Luis Fernández , rubricaram um protocolo de intenções que fornece a base para a cooperação na inovação e desenvolvimento conjunto de produtos biofarmacêuticos .

Segundo as partes , a implementação destes acordos facilitará o acesso das empresas de ambos os países para as tecnologias desenvolvidas , bem como a cobertura das necessidades de saúde das suas populações.


Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original

Dos mil médicos cubanos más parten hacia Brasil

Havana :Cinco idosos morrem no Asilo Chung Wah por desnutrição e frio

$
0
0

29 de janeiro de 2014

Cinco idosos em um asilo estatal de Havana morreram na semana passada no período de 24 horas, e o administrador do abrigo disse que foram causas naturais, mas dissidentes dizem que foi a falta de alimentação e vestuário apropriado durante a frente fria. 



"Tudo indica que morreram por problemas no asilo, e não por enfermidades normais", disse Calixto R. Martinez, jornalista freelance de Havana, que foi o primeiro a escrever sobre as mortes em um a reportagem publicada por um site localizado em Miami chamado Cubanet. 

O sistema de saúde pública em Cuba, já foi considerado em um determinado momento um dos melhores da América Latina, mas tem decaído rapidamente desde o colapso da União Soviética que pôs um ponto final nos enormes subsídios que recebia Havana, estimado entre US $ 4.000 e US $ 6.000 milhões por ano. 

Pelo menos 20 ocupantes idosos do maior hospital psiquiátrico de Havana,(Mazorra) aparentemente desnutridos e privados de roupas quentes, morreram em 1 de Janeiro de 2010, quando as temperaturas caíram a quase 37 graus Fahrenheit( 2.7C)

Martinez disse que foi informado por Santamaria, diretor do lar de idosos Chung Wah, e pelos dissidentes Yoeldis Giménez e Yosvani Torres Zaldivar  que as cinco pessoas idosas morreram entre terça e quarta-feira 21 e 22 de janeiro . 

Santamaría inicialmente falou ao Herald em uma breve conversa que ninguém tinha morrido, e , em seguida, disse que tinha sido cinco mortes "naturais" , mas não podia dizer mais no telefone e convidou o jornalista a entrevistá-lo pessoalmente na casa dos idosos.


Na ocasião Martinez comenou que Santamaria havia dito que investigadores do governo indicaram que as mortes ocorreram " de causas naturais e não por aquilo que as pessoas estavam comentando ", acrescentando que um morreu no abrigo e os outros na terça-feira em hospitais .

O jornalista informou que os dissidentes confirmaram, que de acordo com funcionários do asilo , cinco morreram mesmo por causa da desnutrição e do frio. Havana na semana passada, apresentou temperaturas mínimas de 50 graus Fahrenheit(10C) no dia 21, e 59(15C)em 22 de janeiro .

Tanto os dissidentes como os funcionários do asilo disseram que agentes da Segurança do Estado e outros funcionários estatais estiveram no lugar na quarta-feira para investigar o caso ,falou Martinez em uma entrevista por telefone com o El Nuevo Herald.

" Se eles tivessem morrido em diferentes hospitais por condições normais não haveria razão para a presença da Segurança do Estado lá ", disse ele . Investigadores da Segurança do Estado, geralmente lidam em casos politicamente delicados .


O monopólio dos meios de comunicação em Cuba não reportou nada sobre as mortes de 2010, no hospital psiquiátrico até que o caso tornou-se conhecido no exterior , e até agora não publicou nada sobre as mortes de Chung Wah .O Asilo foi fundado pela comunidade chinesa e nacionalizado pelo governo Castro nos anos 1960.

Martinez, que em 2012 também deu a notícia do primeiro surto de cólera em Cuba em um século, escreveu em sua reportagem que os dois dissidentes comunicaram as mortes nesta quinta-feira ,por isso não teve tempo para confirmar alguns detalhes .

O diretor do Asilo de idosos,o Sr. Santamaria disse no domingo que ele e sua equipe davam o melhor cuidado possível aos seus pacientes , e que o governo forneceu-lhes todo o necessário para garantir o bem-estar dos mais velhos.

Mas uma outra reportagem que apareceu em Cubanet em dezembro de 2012 , do jornalista independente Reinaldo Cosano , descrevia a casa Chung Wah como um " armazém horrível " para 250 pacientes , onde os funcionários roubam comidas, roupas , cremes dentais e sabonetes que são destinados aos idosos .

Os banheiros fedia , os pacientes são banhados entre 5 e 6 horas da manã tanto no verão como no inverno e muitas vezes com água fria , pois o aquecedor foi danificado, segundo a reportagem .

Alguns pacientes sofriam de sarna , uma doença de pele que é mais freqüentemente vista em cães, e apenas dois enfermeiros tomavam conta de toda a instituição durante os fins de semana.

Traduzido pelo Blog Alagoas real
Se copiar ou criar link,é obrigatório citar a fonte
Do Original


Read more here: http://www.elnuevoherald.com/2014/01/28/1666806/denuncian-muerte-de-5-ancianos.html#storylink=cpy

Programa Mais Médicos : A responsabilidade do agente político na contratação de profissionais

$
0
0


Quando o assunto é a responsabilidade civil, neste caso a dos médicos contratados pelo “Programa Mais Médicos” instituído pela Lei nº 12.871, não se pode distanciar de uma das modalidades de culpa conhecida doutrinariamente como culpa in elegendo, caracterizada basicamente pela má escolha.


A lei ao instituir o “Programa Mais Médicos” desconsiderou por completo o preceito da Constituição Federal que obriga o gestor público, seja em que esfera de governo for, a prover os cargos ou empregos públicos mediante aprovação prévia em concurso público e não por interesse próprio. Tão grave é o agente político permitir o ingresso de cidadãos formados no exterior que não passaram pelo Revalida e nem pelo exame de proficiência na língua portuguesa. 


É bom que se diga que o verdadeiro interesse público não é aquele propagado diuturnamente pelo governo federal, que tenta com isso justificar a burla ao Revalida como forma de acelerar a importação de cidadãos formados em universidades estrangeiras e seu efetivo ingresso neste programa. Em verdade o que se observa é o agente político, por assim dizer, se beneficiando da própria torpeza, fruto da incompetência na gestão do Sistema Único de Saúde, especialmente no provimento constitucional e legal dos necessários recursos humanos para saúde, para agora, de inopino, tentar justificar medidas urgentes e extraordinárias, que na prática representam um verdadeiro atentado à vida e à saúde do verdadeiro cidadão brasileiro. 


A dispensa da necessária revalidação regular dos diplomas obtidos em universidades estrangeiras por certo promoverá também uma ilíctita e imoral distinção dentro da mesma categoria profissional, o que deveria ser repelido em todas as esferas de governo. O agente político configura o ato de improbidade administrativa ao colocar os cidadão em situação de riscos pela sua má escolha.

A responsabilidade do agente político na contratação de profissionais pelo Programa Mais Médicos
04.01.2014 

Erial Lopes de Haro, advogado da Assessoria Jurídica do SIMESC 

Viewing all 15259 articles
Browse latest View live